Diocesanas, Notícias › 21/01/2016

Já está disponível para download o 8º Plano Diocesano

Misericordiosos como o Pai, e prontos para a Missão!

É significativo que este 8º Plano de Ação Evangelizadora, da nossa querida diocese de Osasco, seja apresentado aos fiéis no mesmo dia em que abrimos a Porta Santa em nossa Catedral de Santo Antônio, acompanhando o gesto que fez o Papa Francisco, em Roma. O Ano Santo Jubilar nos convida a sermos “Misericordiosos como o Pai” e, se olharmos atentamente, cada linha escrita do 8º Plano vai nos traduzir essa misericórdia do Pai em afirmações simples e práticas, dentro do nosso contexto diocesano.

Mas o Ano Santo termina em novembro do próximo ano, enquanto o 8º Plano vai se estender por quatro anos! Que recado nos manda o Senhor a partir disso? Que a Misericórdia, que inauguramos hoje, deve ser por nós digerida no coração, deve entrar por nossas veias, alimentar todo o organismo da Igreja, trazer dinamismo e coragem para abraçar a toda a realidade que nos cerca. E não, seguramente, por um ano, nem por quatro anos, mas daqui para frente, sempre, e cada vez mais intensamente, até o tempo da colheita final da messe de Deus misericordioso.

O 8º Plano não é apenas um novo plano, ou um plano a mais. Ele é fruto amadurecido de uma longa história diocesana que já ultrapassou a prata do primeiro quarto de século. Somos uma Igreja Particular que acolhe as inspirações colhidas pelos Bispos do Brasil, expressas na trilogia “Missão e Comunidade”, “Missão e Catequese”, “Missão e Vida”.

Convido-os a perceber como este Plano nos coloca em sintonia com a Igreja toda, nossa família maior. É assim, com toda a Igreja que queremos caminhar e descobrir o que é peculiar à nossa diocese, a cada Região Pastoral, a cada comunidade local. Convido a todos os fiéis, em seus movimentos e pastorais, em grupos de famílias, em celebrações e círculos de estudo, onde quer que se encontrem os irmãos, contemplem este instrumento de comunhão, o 8º Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, como um espelho onde se possa vislumbrar o Rosto da Misericórdia que todos buscamos ver e viver.

Dom João Bosco, Bispo Diocesano
Osasco, 11 de dezembro de 2015

Para baixar o arquivo em PDF acesse o link:http://www.diocesedeosasco.com.br/arquivos