Instalação da Área Pastoral São José em Itapevi

Foto: Irmã Letícia/ Pascom Diocesana

Neste domingo, dia 24 de maio de 2015 e, Solenidade de Pentecostes foi criada a Área Pastoral São José em Itapevi/ SP.  A área está composta de 11 comunidades desmembradas da Paróquia São Judas Tadeu e será administrada pelos Missionários do Espírito Santo na pessoa do Pe. Miguel Angel Guerrero e Miguel Ochoa.

A celebração eucarística foi presidida por Dom João Bosco Barbosa de Sousa e concelebrada por vários sacerdotes, entre eles,  Pe. Daniel Rivera  e Pe. Andres Carrasco, provincial e vigário respectivamente da congregação. No início da celebração Pe. Fábio Rosário acolheu o bispo e aos fiéis vindos das 19 comunidades que compunham a Paróquia São Judas Tadeu e manifestando que a comunidade São José aguardava este momento de se tornar Área Pastoral para continuar a missão de evangelizar.

E ressaltou, “obrigado Dom João por confiar em nós, queremos estar atentos às necessidades da Igreja e a sua voz de pai e pastor desta diocese”. Dirigindo-se aos Missionários do Espírito Santo, ele diz : “vocês são para nossa diocese e para nossa paróquia um sopro do Espírito Santo, possamos juntos edificar o Reino de Deus, sermos pastores. Que não estejamos só à frente, mas no meio e atrás das ovelhas”.

Depois do hino de louvor, Pe. Odair José, Chanceler do Bispado fez a leitura do Decreto da Instalação da Área Pastoral São José e da nomeação do Administrador e do vigário cooperador. Por sua parte, Pe. Daniel Rivera fez a leitura do Decreto de Fundação  Canônica da casa religiosa dos Missionários do Espírito Santo na Diocese de Osasco.

Uma das tarefas imprescindíveis do padre é a pregação da Palavra de Deus, por isso, Dom João fez a entrega ao Pe. Miguel Angel do ambão (mesa da palavra) e do Santo Evangelho.

Na sua homilia Dom João Bosco declarou “chegou o dia, não só o dia da instalação  da Área Pastoral. A gente também  disse hoje finalmente  o dia chegou porque hoje se completa o caminho feito pelo Espírito Santo na sua trajetória no mundo na pessoa de Jesus Cristo e da salvação”. E terminou dizendo, “hoje está acontecendo aqui o mesmo fato de pentecostes, pois se fala a mesma língua do Espírito Santo. Chegou o dia, da vida da nossa igreja, dia de longa caminhada. Nós ainda temos que testemunhar, levar, sair ser uma igreja missionária, peregrina, solidária, amorosa, que una as pessoas nesta força do Espirito para realizar o propósito de Jesus” .

Antes que Pe. Miguel recebesse os símbolos da missão, as comunidades entraram em procissão com árvores, significando uma nova plantação a partir de cada um deles, a nova missão que com a graça de Deus e a dedicação dos fiéis dará abundantes frutos. Ao receber a estola, Santos Óleos e chave do sacrário, o bispo lembrou aos padres a árdua tarefa que tem de atender, cuidar, zelar a traves dos sacramentos a cada uma das ovelhas a eles confiadas. Ao finalizar a santa missa, Pe. Miguel fez seus agradecimentos e estimulou aos fiéis da nova Área Pastoral a formar comunidades de comunidades e ser uma Igreja em saída.

O prefeito Jaci Tadeu da Silva também manifestou sua alegria e gratidão por este  acontecimento e se comprometeu a continuar trabalhando junto aos padres pelo bem do município. Ao final, Dom João e Pe. Miguel Angel Guerrero desvendaram a Placa Comemorativa pela instalação da Área Pastoral São José.

Os Missionários do Espírito Santo agradecem a acolhida do bispo, do clero e de todo o povo que tem manifestado seu amor e solidariedade para com eles.

“São José, ajude-nos a ser homens e mulheres de fé comprometida. Nosso padroeiro, encomendamos cada uma de nossas comunidades e bairros, a cada um dos nossos pastores e leigos comprometidos. Dai-nos a graça de sermos homens e mulheres de fé e serviço”.

Fonte: Irmã Letícia/ Pascom Diocesana

Acesse a galeria de fotos:

Instalação da Área Pastoral São José em Itapevi