Formação regional enfatiza o zelo litúrgico

Aconteceu no dia 30 de agosto no Centro de Pastoral em Osasco, a Formação de Liturgia da Regional Santo Antônio.

Padre Flávio dos Anjos, assessor do encontro, desenvolveu o tema “Ano Litúrgico”. Ele destacou como os dois momentos mais importantes: a Páscoa, a festa por excelência, e o tempo do Advento, que começou a ser celebrado a partir do século IV.

Assinalou ainda, alguns elementos que caracterizam os tempos litúrgicos salientando a importância do conhecimento dos símbolos para prepará-los adequadamente. O padre argumentou que o problema está em não se preocupar com a escatologia, surgindo a partir daí as paraliturgias.

Padre Flávio aproveitou a oportunidade para ressaltar que, a começar pelo sacerdote, é dever de todos fazer bem a sua parte chegando assim a todos os agentes: leitores, salmistas e músicos.

Por Meire Elaine/Pascom Diocesana