Formação da Pastoral Familiar aborda o acolhimento aos “Casos Especiais”

O encontro foi assessorado pelo casal Edely Tapia e Maristela Tapia da Arquidiocese de Cascavel do estado do Paraná. Na abertura, Edely fez uma explanação sobre o Diretório da Pastoral Familiar, com foco nos casos especiais, situação em que a família requer maior atenção e cuidado por parte da pastoral.

No sábado, 23, Dom João apresentou uma síntese da exortação Amoris Laetitia – Alegria do Amor, enfatizando sua relevância como um documento pastoral e uma ferramenta, a qual considera importante “estudar uma estratégia na diocese, nas pastorais, nas regiões, nas paróquias para conhecer pouco a pouco e ir aprofundando esse documento para percebermos a seriedade dele”, sugeriu o bispo.

Durante a formação, também foram tratados assuntos como o Motu Proprio do Papa Francisco, Causas de Nulidades e casais de segunda união.

No domingo, Edely Tapia abordou a exortação Evangelii Gaudium destacando a importância da preparação dos agentes da Pastoral Familiar para acolher as pessoas que vivem em situações especiais e que necessitam do apoio e orientação da Igreja.

Diversos padres e seminaristas da diocese passaram pelo instituto durante o encontro, participando das palestras e discussões, entre eles Monsenhor Claudemir – vigário geral da diocese, Pe. Marcos Funchal – juiz auditor diocesano e Pe. Luiz Rogério da Pastoral Familiar.

A formação aconteceu nos dias 23 e 24 de julho no Instituto São Pio X em Quitaúna/Osasco.