Diocesanas, Eventos, Notícias › 02/02/2016

Formação da Campanha da Fraternidade reflete participação ativa da Igreja na sociedade

No último sábado do mês de janeiro, dia 30, aconteceu na Catedral Santo Antônio, o Encontro Diocesano de Formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2016. Neste ano a CF é ecumênica e conta com a participação das comunidades eclesiais que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

O tema escolhido para enriquecer o diálogo sobre as atuais questões sociais é: Casa comum, nossa responsabilidade; tendo como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

O encontro de formação foi assessorado pelo Professor Dr. Francisco Borba Ribeiro Neto, biólogo e sociólogo, coordenador do núcleo de fé e cultura da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). De acordo com o professor, é preciso que a Igreja contribua de maneira eficaz na reflexão sobre as causas e consequências dos problemas socioambientais que prejudicam principalmente os pobres.

Professor Francisco afirmou ainda, que todos os cristãos tem o dever de zelar pela criação através de atitudes concretas que não denigram a obra do criador, encontramos em São Francisco de Assis, homem a frente de seu tempo, um grande exemplo de cristão que amou e cuidou da criação.

A missa diocesana de abertura da CF 2016 acontecerá no dia 12 de fevereiro às 20h na Catedral Santo Antônio.