Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Diocesanas, Notícias › 21/06/2017

Espiritualidade: os dois livros importantes para a direção espiritual

 

Todos nós nascemos sem nada saber e lentamente, através da própria experiência e com a ajuda dos outros, adquirimos o conhecimento e a condição de ajudar o próximo. Quem de nós nasceu sabendo ler e escrever? Necessitamos de mestre e de paciência para aprender. E quem de nós nasceu sabendo fazer o sinal da cruz e conhecendo as verdades da fé? Foram necessários anos de catequese e de ensinamentos para que pudéssemos conhecer um pouco melhor o caminho que nos leva a Deus. Assim é a vida.

Um diretor espiritual não é um homem ou uma mulher que sabe tudo, mas que vai aprendendo ao longo do caminho de uma vivência espiritual, e a partir daí, passa a ajudar aqueles que necessitam de auxílio.

Triste é a pessoa que acha que sabe tudo ou que ensina segundo a sua cabeça. Na vida um dos maiores pecados que podemos cometer é o pecado do orgulho, que nos leva à autossuficiência de pensar que o Espírito Santo unicamente conosco.

Gostaria de colocar em evidência neste pequeno artigo dois livros que são fundamentais para viver bem e para ajudar os outros: a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica.

A Bíblia

É o livro dos livros, um tesouro, uma casa onde Deus se esconde e nos espera. Quando nós queremos encontrá-Lo, ao abrirmos a Bíblia Deus fala ao nosso coração. Não devemos ler a Bíblia somente para os outros, mas sobretudo para nós mesmos.   Deus fala antes de tudo. É por meio da Bíblia que Deus nos envia Sua palavras de ânimo e fortaleza quando nos deparamos com as situações mais difíceis da vida. Antes mesmo de ser um livro para ser estudado é Palavra para ser vivida e encarnada no nosso dia a dia. Quando falamos com as pessoas devemos sempre procurar na luz da Palavra de Deus os fundamentos ‘do que’ e ‘como dizer’. Hoje em dia a criou-se uma mania ruim de se utilizar a Palavra de Deus,  de olhos fechados colocar o dedo sobre a livro e fazer a leitura da passagem bíblica. A Bíblia não se lê dessa maneira, é preciso entender o que Deus deseja nos falar. Peçamos a Deus o dom do Entendimento e Ele nos iluminará.

O Catecismo da Igreja Católica

Nenhum de nós sabe tudo, conhece tudo. Na vida da fé não há ‘achologia’ e ‘pensologia’. O Catecismo da Igreja Católica (CIC) é um livro que deveríamos consultar sempre com humildade. Nele encontramos o pensamento da Igreja, e nós somos filhos da Igreja. Por exemplo, se uma pessoa me pede uma opinião sobre o espiritismo, se eu não sei o que dizer, não conheço bem… no Catecismo da Igreja Católica encontro uma resposta clara e segura. Como buscar? No fim do livro você encontra aquilo que se chama ‘índice analítico’, uma espécie de dicionário, consulte a sua dúvida e encontrará a resposta correta.

Um bom diretor espiritual não orienta os outros segundo a própria cabeça, mas segundo a cabeça de Deus, que é a Bíblia, e a cabeça da Igreja, que é o Catecismo.

Frei Patricio Sciadini, ocd

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X