Clero, Diocesanas, Notícias › 07/12/2015

Entrevista: Dom João comenta sobre I Congresso Diocesano das Famílias

Em entrevista, Dom João falou sobre o Congresso, o crescimento da Pastoral Familiar e os desafios da evangelização das famílias em meio ao relativismo social.

Dom João, a Igreja de Osasco realiza o 1º Congresso Diocesano das Famílias neste ano. O que este evento representa nesse momento em que se prepara o 8º Plano Diocesano de Ação Evangelizadora?

O primeiro passo é importante: algo deixa de ser um sonho, uma ideia, um projeto e passa a ser realidade. Esperança de que outros passos virão. Pode haver alguma debilidade nos primeiros passos, mas depois se firmam e formam uma grande caminhada. O importante não é a velocidade, mas sim a direção. E eu penso que estamos na direção certa. A Pastoral Familiar cresceu na diocese, a partir do 7º Plano, os movimentos estão se unindo para uma ação evangelizadora em conjunto. É hora então de realizar este Primeiro Congresso para dar mais solidez ao caminho a ser percorrido.

Quais pontos principais fazem da família um espaço de misericórdia, lema deste congresso?

Pastoral Familiar e Misericórdia têm tudo para andar juntas. O Ano Santo da Misericórdia é uma inspiração genial do Papa Francisco: esta palavra traduz todo o cuidado que deve estar no nosso olhar quando consideramos a situação das famílias: crise de valores, crise econômica, consumo excessivo contrastando com a pobreza, a falta de perdão faz com que as feridas sejam mais doloridas. Tudo afeta a família: o desemprego, a violência, a imoralidade dos meios de comunicação, as leis que atentam contra a vida, o álcool e as drogas, a depressão. Para tudo isso, a misericórdia aponta caminhos. E não pode ser um programa só para este ano. A misericórdia deve entrar nas veias da Igreja, daqui para frente.

Em sua opinião, quais os principais desafios de evangelização que os movimentos e pastorais relacionados à família enfrentam atualmente?

As mudanças que aconteceram na cultura atual afastaram das pessoas a noção de Deus. Os interesses materiais tomaram o lugar mais importante. A partir daí, a convivência desmoronou. É preciso reatar o sentido de Deus, da vida simples, do trabalho honesto, do cuidado com as pessoas a nosso redor. Esse é o grande desafio.

O Brasil vive um momento em que articulações sociais que relativizam a vida e a família, como a defesa da legalização do aborto e a propagação da ideologia de gênero. Neste contexto, como a família cristã pode defender seus valores e dialogar com essas articulações, sobretudo cumprindo sua missão de amar?

A Igreja vive e ensina aquilo que Jesus deixou consignado no Evangelho. Por isso essas articulações, por mais que sejam insistentes, não alteram a nossa convicção. Vejam por exemplo o que se deu com o Sínodo da Família: todos os assuntos foram discutidos aberta e livremente. Buscou-se uma nova maneira de acolher as pessoas, não importa que posição tenham. Porém, nenhuma doutrina foi alterada. O caminho da Igreja, portanto, está delineado: acolher a todos, dialogar, respeitar e amar, sem, porém, perder a fidelidade aos seus valores e princípios.

Pouco se falava da Pastoral Familiar, no entanto, atualmente percebemos um crescimento considerável em nossa diocese e uma atuação muito forte nas paróquias. Podemos apontar a realização do congresso como um primeiro resultado deste crescimento?

Sem dúvida, este primeiro Congresso foi um sucesso. No entanto, todo começo é trabalhoso, os resultados não são imediatos. O esforço deve ser redobrado para que possamos chegar a um resultado cada vez mais proveitoso. As equipes de Pastoral Familiar, de fato, cresceram. Mas a nossa diocese é muito grande, e há muito espaço para crescer, ainda mais. Novas lideranças estão surgindo nas Paróquias. A esperança é grande. Vamos pedir à Sagrada Família de Nazaré que nos acompanhe nesse momento tão decisivo e tão oportuno que o Sínodo nos possibilita.