Diocesanas, Notícias › 18/03/2019

Em destaque: Paróquia São José

Diocese de Osasco: rumo aos 30 anos de evangelização

Um missionário italiano, Padre Rossi, foi o primeiro sacerdote a trabalhar em Mairinque, não dispondo de uma igreja e não podendo residir na Vila, vinha aos domingos celebrar a Santa Missa, os batizados, casamentos e etc.

Os paramentos eram trazidos pelo Padre Rossi e as imagens que guarneciam o primitivo altar eram as de São José, do Sagrado Coração de Jesus, de Jesus Crucificado e de Santa Luzia, que foram doadas por famílias do local.

As imagens foram guardadas por famílias da localidade, depois por novos paroquianos, sendo transferidas posteriormente para uma capela provisória, permanecendo naquele local até a inauguração da nova Igreja.

No dia 11 de abril de 1935 reuniram-se os católicos de Mairinque sob a presidência do Padre Sylvestre Murari, vigário de São Roque, para tratar da construção da primeira Igreja. Em 26 de abril de 1936 o Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, inaugura a primeira igreja do município. No dia 13 de novembro de 1939, Dom José Gaspar D’Afonseca e Silva cria a Paróquia São José de Mairinque.

Projeto da construção para a Igreja de Mayrink

No ano de 1945 a Igreja Matriz São José foi reformada pela primeira vez. No dia 18 de junho de 1956 nomeou-se uma nova comissão para a reforma da Matriz, que foi concluída no dia 08 de julho de 1960. O projeto é do engenheiro José Maria Whitacker Assumpção.

No ano de 2014 têm início as obras da atual reforma da Igreja Matriz São José, iniciando pelo Salão Paroquial, a obra tem como responsável técnico o Eng. Civil Erick Fernando Chagas.

A partir de 2015 as obras na Igreja Matriz São José têm continuidade com a troca do telhado, reforma no presbitério com a instalação do novo Altar e Ambão da Palavra, as capelas de São José (à esquerda do altar) e do Crucificado (à direita do altar) e a troca do piso.

Além das reformas, houve, a partir do ano de 2016, a construção das novas torres seguida pela instalação dos sinos, a pintura interna da igreja e mais recentemente, a construção da nova barraca de pastel.

A partir de 2014 também houve reforma e novas construções em outras comunidades da paróquia.

SACERDOTES

Dom Abade Afonso Heuns

Os primeiros padres a trabalharem na paróquia foram os jesuítas Rossi e Benvenuto, até o final de 1935. No início de 1936 trabalharam em Mairinque os padres passionistas, de Osasco: Luiz e Clemente. Em 16 de outubro de 1938 o Padre João Pheeney Camargo e Silva tomou posse da Capela de Mairinque, como cooperador de São Roque. Durante este período foi ajudado, algumas vezes, pelo Pe. Jeremias Vega e Pe. Moisés. Em 10 de março de 1940 é nomeado como primeiro Vigário da Paróquia São José de Mairinque, Dom Abade Afonso Heuns, da Ordem Cisterciense, que no princípio foi ajudado pelo Pe. Fridolino Glasauer e Pe. João Berchmuns Elsen, da mesma ordem religiosa.

Entre os anos de 1952 e 1955 assumiu a paróquia, como Vigário Cooperador, o Pe. Meinrado Kruse, da Ordem Cisterciense. No dia 23 de outubro de 1955 toma posse o Pe. José Wang e como Vigário Cooperador assume o Pe. Antonio Liu. No dia 13 de maio de 1959 toma posse como Vigário Cooperador o Pe. José Yao. Em 27 de outubro de 1961 o padre José Wang é transferido para a Paróquia Nossa Senhora do Sião, na capital e o Pe. Antonio Liu é nomeado então novo Vigário.

Em 14 de maio de 1972 o Padre Antonio Liu despede-se de Mairinque, assumindo a paróquia de Ibiúna e o Pe. José Yao assume como novo pároco da paróquia São José. No dia 09 de junho do mesmo ano chega para trabalhar como Vigário Cooperador o Pe. Pedro Sião. No dia 01 de outubro de 1975 o Pe. José Yao transfere-se para o Rio de Janeiro onde assume a Missão Católica Chinesa. Com isso, o Pe. Pedro Sião assume a Paróquia

No dia 21 de março de 1978 é nomeado Vigário o Pe. Boris Zakrcjek. Em 1999 toma posse o Pe. Paulo Mercieca, que permaneceu na Paróquia durante 13 anos.

Pe. Boris Zakrcje                                   Pe. Paulo Mercieca

No ano 2012 o Pe. Alexandre Augusto Siles é nomeado novo Pároco da Paróquia São José, sendo o primeiro sacerdote de nacionalidade brasileira a assumir esta missão.

Pe. Alexandre A. Siles, pároco atual da Paróquia São José.

A Paróquia São José neste ano de 2019 completa 80 anos de sua criação e é composta por nove igrejas: Matriz São José, Centro; Nossa Senhora Aparecida, Nova Mairinque; São João Batista, Jardim Cruzeiro; Santo Expedito, Jardim Vitória; São Judas Tadeu, Chácara Flora; Nossa Senhora Aparecida, Três lagoinhas; Jesus Misericordioso, Terras de São José; Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora Fátima, Setúbal e Santo Antônio, Jardim Oriental.

A tradicional festa de São José é celebrada no dia 19 de março, como uma das grandes festividades da cidade de Mairinque, pois São José é patrono da mesma.

Diácono Carlos Augusto Andrade