Diocesanas › 08/05/2014

Dom João Bosco, primeiro encontro com o Clero

Acompanhado de Dom Ercílio e do Monsenhor Claudemir , Dom João Bosco quis ter este primeiro contato com o objetivo de ouvir os padres e assim ir conhecendo seu futuro rebanho. O encontro foi divido em 3 partes: pediu inicialmente que os padres apresentassem aquilo que era característica própria da Diocese de Osasco. Eles foram então apresentando o rosto da diocese que foi se formando nestes 25 anos e também nos tempos em que era região episcopal de São Paulo .

A presença dos leigos , organização das pastorais sociais, missões, atenta a juventude, pascom, formação permanente , clero jovem e tantas outras foram as características que os padres apresentaram à Dom João Bosco.

A seguir, no segundo momento, Dom Bosco pediu que os padres apresentassem o que não funcionou tendo como referencial o 7º plano de pastoral diocesano . Dificuldades na implantação do COMIR nas regiões e dos COMIPA nas paróquias ; o envolvimento dos movimentos na ação pastoral da diocese e os padres disseram que há uma morosidade na realização dos projetos e ao qual dom João Bosco respondeu que “é preciso que se tenha direção., pois se isto acontece a realização do projeto torna-se mais rápido”.

Dom João também perguntou como estão os encaminhamentos da 3ª urgência do Plano Pastoral que está relacionada à família. Disse que toda Igreja está preocupada com a família e que a preparação para o sínodo é um momento importante para trabalharmos este tema. Fez também um questionamento: “ O povo conhece os documento da Igreja relacionados à família?”.

No terceiro momento perguntou aos padres ;:-“O que vocês esperam do novo Bispo ?” E os padres foram apresentando suas expectativas Dom João disse que espera a colaboração de todos e deseja trabalhar sempre no dialogo e na comunhão .Citando o Papa Francisco disse “o que é do Evangelho , é intocável. O que é da tradição pode se dialogar” .

Mas no momento em que chegar a uma conclusão todos devem assumir juntos. Citou como exemplo o estudo da CNBB : “Comunidades de comunidades uma nova paróquia” , onde as dioceses e paróquias foram convidadas à participarem dando suas sugestões. Uma vez aprovado o documento será a nossa direção . E que ninguém venha dizer que tem outra ideia!

Perguntado com ficarão as coordenações diocesanas , pois estamos no período de mudanças, informou que o mandato dos atuais coordenadores termina com a nomeação do novo bispo e que após sua posse irá fazer as nomeações. Em relação à data de sua tomada de posse ainda está para ser confirmada pelo Núncio Apostólico.