Clero, Diocesanas, Notícias › 05/02/2015

Dom Ercílio celebra 25 anos de ordenação episcopal

A Igreja particular de Osasco celebrou quarta-feira (4),  na Catedral de Santo Antonio a missa de ação de graças pelo jubileu de prata de vida episcopal de Dom Ercílio Turco. A cerimônia teve a participação de bispos, padres, diácono, seminaristas, religiosos(as), convidados e amigos por onde o bispo exerceu seu ministério.

Dom João Bosco foi quem deu início a celebração agradecendo Dom Ercílio pelos anos de serviços dedicados a Diocese de Osasco. O bispo governou por 12 anos, tendo sua renúncia aceita pelo Papa Francisco em abril de 2014, quando passou a exercer a função de bispo emérito.

Padre Romildo Lopes Filho, responsável pela homilia do dia, falou sobre a importância e sentido do ministério episcopal para a Igreja. O padre afirmou que a oração, a eucaristia e a Palavra, pilares da vocação, sempre estiveram presentes na caminhada de Dom Ercílio. E, destacou algumas características de seu ministério, ser pai, exemplo e a pregação eficaz.

Entre as homenagens foram apresentados banners contendo datas marcantes de  vida episcopal e a mensagem de Monsenhor Claudemir José, vigário diocesano. Em nome da diocese o monsenhor agradeceu ao bispo o clima de confiança, acolhida, afeto e a firme esperança com o qual enfrentou cada momento.

“Obrigado e que Deus conceda ao senhor a recompensa merecida”, concluiu.

Com a palavra, Dom Ercílio Turco, falou de sua história e das dificuldades enfrentadas no início de seu sacerdócio. Ordenado durante o período da ditadura militar, a dificuldade em pregar e falar do evangelho, o levou a despertar o espírito servidor para lutar pela libertação dos irmãos mais sofridos e a defender a vida, “sou agradecido Àquele que me deu forças, Jesus Cristo nosso Senhor”.

O bispo emérito destacou ainda alguns dos trabalhos desenvolvidos em seu governo, mencionando as visitas pastorais, “momento importante de encontro com o povo”.  Ele comenta que é quando se depara com o sofrimento e carência, mas também com a fé e o amor.

Em um gesto de humildade aproveitou o momento para pedir perdão e para agradecer o apoio recebido “sempre admirei a gratidão, colaboração e respeito”.

Manifestando sua confiança em Deus, o bispo declara que Ele concedeu-lhe as graças necessárias e o enviou. “Há 25 anos aceitei fazer a vontade de Deus, embora a minha fragilidade”.

Após a Santa Missa Dom Ercílio se reuniu com bispos e clero para almoço de confraternização.