Comvocação: missa de abertura, somos chamados a ser missionários

A missa de abertura do Comvocação – Festa em Prol das Vocações Sacerdotais aconteceu no dia 17 de agosto às 10h no Ginásio Poliesportivo José Correa em Barueri.

Celebrada por Dom João Bosco, concelebrada por Dom Ercílio Turco (bispo emérito) e Dom Bruno (abade emérito dos Cônegos Lateranenses), a missa reuniu padres diocesanos e religiosos, consagrados (as), seminaristas, autoridades políticas e fiéis de todas as regiões pastorais.

O bispo manifestou sua alegria em estar celebrando pela primeira vez no evento Comvocação e a emoção de retornar ao local onde foi realizada a sua posse canônica como Bispo da Diocese de Osasco há quase um mês, no dia 20 de julho.

A liturgia da Igreja celebrou neste dia, a Assunção de Nossa Senhora, Mãe de Deus. A partir das leituras, Dom João trouxe a reflexão sobre os temas celebrados: a vocação religiosa, o chamado de Maria e o encerramento da Semana Nacional da Família que teve como tema “Espiritualidade Cristã na Família: um casamento que dá certo”.

O bispo destaca a pessoa de Maria que “chega à realização plena de sua vocação”, e que de igual maneira, todos os cristãos são chamados a escutar a voz de Deus em meio aos ruídos e sem medo de assumir sua vocação.

Dom João falou ainda sobre a redescoberta da espiritualidade familiar como remédio para serem bem sucedidas e servidoras de Deus.  Pediu uma atenção especial as famílias, pois é o lugar onde nascem as vocações, “é o ninho onde se gesta a vocação”, porque a fonte é Deus.  E completou, “família não pode só ouvir a vocação, tem que responder pessoalmente, tem que também ir ao encontro dos irmãos”.

Aos irmãos de ministério o bispo diz que “é preciso que as nossas comunidades sejam lugares quentes, e eu falo especialmente aos meus irmãos presbíteros, quentes de espiritualidade, de fervor, de alegria, de partilha”.

Ao final da celebração Pe. Henrique de Souza, coordenador do evento, fez os agradecimentos e apresentação do projeto. Também o prefeito da cidade, Gil Arantes, reiterou seu compromisso de trabalhar em parceria com a igreja para promover a justiça social.

Esta é a 11ª edição do Comvocação que acontece sempre no terceiro fim de semana do mês de agosto, mês das vocações.