Campanha para a Reforma Política

Nosso bispo diocesano Dom João Bosco no último sábado,  durante a Assembléia Diocesana nos falou da necessidade urgente de termos uma reforma política em nosso país,  e  convidou todas as comunidades e movimentos  a se envolverem na coleta de assinaturas para a Reforma Política.

post_propostas2

Para que essa reforma aconteça, necessitamos coletar assinaturas suficientes para se tornar um projeto de iniciativa popular.

Sugerimos três ações, mas pode haver outras:

a) Copiar e distribuir ao povo o formulário de assinatura, explicando bem quais os pontos em questão, para que colham as assinaturas na família e na vizinhança, podendo fazer cópias do formulário, se necessário.

b) Destacar um grupo de paroquianos que se disponham a ir nas casas fazendo esse trabalho de esclarecimento e coleta de assinaturas.

c) Colocar na entrada da Igreja uma mesa com pessoas que possam colher as assinaturas de quem está com o título em mãos.

Queremos coletar 1,5 milhão de assinaturas até março de 2015.  Colabore!

É muito fácil! Basta baixar o formulário e imprimi-lo para iniciar a coleta. Colete as assinaturas de seus amigos, colegas e parentes. Busque também assinaturas de pessoas na rua, no trabalho, na faculdade, na igreja, onde quiser. Depois, basta enviar os formulários preenchidos para o endereço que está no rodapé do formulário.
ATENÇÃO: a legislação brasileira atual não permite assinaturas digitais ou pela internet. Portanto, para Projetos de Iniciativa Popular como este da Coalizão ainda é necessário imprimir o formulário, assinar corretamente com todos os dados e nos enviar pelos CORREIOS.
SECRETARIA NACIONAL DA COALIZÃO
SAS, Quadra 05, Lote 2,
Bloco N, Edifício OAB, 1º andar,
Brasília-DF
CEP: 70.070-913
Você poderá também entregar o formulário preenchido na sua Paróquia!

Baixe o formulário clicando no link abaixo:

Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB: A luta pela reforma política é a maneira de os cristãos se colocarem contra um difuso sentimento de decepção e descrença na política institucional que paira na sociedade. Pesquisas têm indicado uma baixa confiança da população nos poderes instituídos da República. Duvida-se da honestidade de todos os políticos, nivelando-os por baixo. Desconfia-se dos programas partidários e, mesmo que haja tais programas, não se acredita que os políticos sejam fiéis a eles e demonstrem coerência. Com frequência, esse clima tem levado o cidadão à sensação de que votar não adianta nada e de que a participação política é inútil. Tal atitude, porém, gera um círculo vicioso: o cidadão não participa porque as estruturas do País não correspondem aos interesses do povo; no entanto, tais estruturas não vão mudar sem sua participação. É necessário evitar, a todo custo, o desalento e encontrar oportunidades de agir em favor de mudanças consideradas como necessárias. (52° Assembleia Geral da CNBB)

Assim, encabeçada pela CNBB e OAB, nasce a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas que é o resultado de uma ação conjunta, que hoje conta com mais de 100 entidades da sociedade civil, que no dia 28 de Agosto de 2013, em reunião na CNBB, aprovaram o Manifesto da Sociedade Civil por uma Reforma Política Democrática e a proposta de projeto de lei de iniciativa popular, com o objetivo de impulsionar uma campanha “cívica, unificada e solidária” para efetivar a Reforma Política e fortalecer os meios para alcançar a democracia direta.

1926831_355460341297639_8796244688645819444_n