Diocesanas, Eventos, Notícias › 12/02/2016

Campanha da Fraternidade 2016 aborda Encíclica ‘Laudato Si’

A missa de abertura da Campanha da Fraternidade 2016 acontece nesta sexta-feira, 12 de fevereiro, às 20h na Catedral Santo Antônio presidida por Dom João Bosco.

A Campanha da Fraternidade começou a ser trabalhada em âmbito nacional no ano de 1964, e desde então tem o objetivo de despertar o espírito comunitário e evangélico no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum, educando para uma vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, renovando a consciência da responsabilidade de todos numa ação evangelizadora da Igreja.

A CF é sempre trabalhada durante o período quaresmal, tempo de conversão, de mudança de vida, tempo propício de maior identificação com Cristo. E a Campanha deste ano, trata sobre nossa responsabilidade com a Casa Comum, ou seja, o Planeta em que vivemos. Papa Francisco nos alerta: “estamos desorientados, já não estamos atentos ao mundo em que vivemos, não cuidamos nem guardamos aquilo que Deus criou para todos, e já não somos capazes sequer de nos guardar uns com os outros, (…) hoje ninguém no mundo se sente responsável”. (Homilia em Lampedusa – Itália – 8/7/2013)

O tema abordado pela campanha também é tratado pelo Santo Padre na Encíclica Laudato Si’ (Louvado sejas) sobre o cuidado da casa comum, nos mostrando que esta preocupação não é apenas da Igreja no Brasil, mas de toda a Igreja, devendo ser também uma preocupação de todas as pessoas de boa vontade. Com o tempo “esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra” (Gn 2,7) e que “o nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos” (LS 2).

É necessário se ter um cuidado com a criação, pois o próprio Deus se manifesta na criação: “na grandeza e na beleza das criaturas, contempla-se, por analogia, o seu Criador” (Sb 13,5). A Igreja nos faz um urgente apelo nos lembrando que “a humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum” (LS 13). Tudo o que afeta negativamente a criação, segundo o Papa Francisco, está ligado a “cultura do descarte”. O descarte compreende tudo aquilo que se desperdiça sem ser reaproveitado, desde objetos e alimentos, até os seres humanos que não são levados em conta, ou seja, a cultura do descarte se alimenta da cultura da indiferença, visando “a todo custo o mito do progresso” (LS 60).

Cabe a nós cristãos olharmos para a realidade em que estamos inseridos e enxergar que “há uma grande deterioração da nossa casa comum”, por isso precisamos agir e fazer algo pelo nosso Planeta, pois “sempre há uma saída, sempre podemos mudar de rumo, sempre podemos fazer alguma coisa para resolver os problemas” (LS 61). Peçamos a Maria, “Mãe e Rainha de toda a criação” para que ela vele pela nossa casa comum e nos ajude a cuidar do nosso planeta, pois assim como ela cuidou de Jesus Cristo, “agora cuida com carinho e preocupação materna este mundo ferido” (LS 241).

“Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas” (Cântico das criaturas)

Seminarista Thiago Jordão
3º ano de Teologia do Seminário São José