Cadastro Diocesano de Catequistas e Escola Catequética “Discípulos de Emaús”

Foto: Imagem Internet

“Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as escrituras”? (Lc. 24, 32)

Com essas palavras tiradas da perícope redacional lucana, é que queremos apresentar o novo modelo de Escola Catequética da Diocese de Osasco.

O que é a Escola Catequética Discípulos de Emaús?

É uma escola destinada a formação de Catequistas da Diocese de Osasco, tendo como centralidade os três pilares da Igreja: Sagrada Escritura, Magistério e Tradição da Igreja.

Qual a finalidade?

A partir das Escrituras e tendo como centralidade Jesus Cristo, que é a plenitude da revelação, fazer com que tenhamos catequistas não só dotados em conhecimento, mas com o desejo de sentirem o coração arder ao redescobrirem o verdadeiro sentido de serem catequistas.

Quem pode participar?

Todos os catequistas da Diocese de Osasco, e também aqueles que ainda não são catequistas, mas que sentem no coração o chamado a ser discípulo e missionário na Catequese, fazendo parte dessa grande família.

Qual será a metodologia da Escola Catequética Discípulos de Emaús?

As aulas serão compostas por quatro módulos, que vão se alternando de dois em dois anos a saber:

• Módulo Bíblico
  • Módulo Teológico e Litúrgico
  • Módulo Kerigmático e Mistagógico
  • Módulo Metodológico

Dentro de cada módulo teremos os temas pertinentes a serem trabalhos naquele módulo, por exemplo:

Módulo I – Bíblico

Temas: Introdução ao Canon Bíblico, Pentateuco, Genesis, Êxodo, Evangelhos Sinóticos e Introdução as Cartas de Paulo.

E assim sucessivamente para cada módulo, de forma crescente, fazendo com que de fato os catequistas aprendam. Passado dois anos, reinicia-se o primeiro Módulo, mas muda-se a temática, com um tema mais aprofundado exemplo:

Módulo I – Bíblico

Temas: Literatura joanina, (Evangelho Segundo João).

E assim sucessivamente para os demais módulos, com a finalidade de fazer com que todos se sintam atraídos e motivados a aprenderem.

Mas se a escola é formada por Módulos, depois desses dois anos, como fica a participação para aqueles catequistas que ainda não fizeram nenhum módulo, e que estão ingressando agora como catequista nas comunidades?

Todo inicio de ano, ou melhor, no final de um ano e inicio de outro (Dezembro e Janeiro), teremos o cadastro diocesano de Catequistas da Diocese de Osasco, com ele será possível sabermos quem são os catequistas que estão iniciando na Catequese e não fizeram nenhum módulo.

É permitida a participação do catequista em um módulo sem ter participado de um anterior?

Depende. Como os módulos são independentes os catequistas poderão participar desde que o módulo vigente não necessite de um aprendizado que foi obtido em um módulo anterior.

Como será comprovado a minha participação e presença nas aulas em cada módulo?

Com o cadastro, será emitida uma lista de presença. Obtendo 80% de frequência o Catequista terá direito ao Certificado, que será entregue ao término de cada módulo.

Qual será o local onde serão ministradas as aulas?

O Local será definido pelos membros da Comissão Bíblico-Catequética, juntamente com os Coordenadores de cada Região Pastoral, ou seja, teremos uma turma em cada Região Pastoral da Diocese de Osasco, com exceção da Região São Roque, que serão duas Turmas em dois núcleos, devido ser uma região muito abrangente e de difícil acesso.

Qual será o dia e horário das aulas e tempo de duração dos módulos?

As aulas aconteceram aos Domingos das 14:30 às 17:00 (2 horas aula), com 7 ou 8 encontros por semestre, dependendo dos temas e do calendário diocesano, sendo que em todas as regiões tanto o dia quanto o horário serão os mesmos. Após a inscrição o Catequista receberá o informativo com as datas e horários de cada aula de acordo com o semestre via e-mail.

E quanto aos Professores/Assessores da Escola?

Quanto aos temas por serem teológicos, os assessores da Pastoral Bíblico Catequética, já estão em contato com alguns Padres da própria Diocese de Osasco, Seminaristas de Teologia, Religiosos (as) que tenham conhecimento dos Módulos em específico e com a devida formação reconhecida pela Igreja.

Antes do Congresso Diocesano Catequético a realizar-se no dia 14 de Fevereiro de 2016 das 08:00 às 17:00, em Cotia, o Catequista ficará sabendo por e-mail todas as informações necessárias e também quem será o Professor/Assessor que estará ministrando o respectivo módulo.

Como faço o Cadastro Diocesano de Catequista da Diocese de Osasco, a Inscrição para a Escola Catequética e também para participar do Congresso Diocesano?

Você pode fazer acessando o seguinte link:http://goo.gl/forms/WNg768NUxN tanto pela internet, ou pelo próprio celular. Preencher todos os itens do formulário, e responder todas as perguntas. Após o envio é só aguardar o e-mail de confirmação da inscrição.

Obs.: após o envio dos cadastros, será emitida uma lista contendo o nome de todos os catequistas de cada Paróquia e será enviada aos respectivos párocos, para que tenham ciência de quem são os catequistas que estão fazendo a Escola Catequética Discípulos de Emaús, e autorizem a participação de cada Catequista.

Quando começa e quando termina as Inscrições e Cadastro de Catequistas?

Dar-se-á inicio no dia 01 de Dezembro de 2015, sendo que o ultimo dia para a realização da inscrição será no dia 07 de Fevereiro de 2016.

Desde já agrademos a colaboração de todos que estão nos ajudando na elaboração desse novo modelo de Escola Catequética, de forma particular a você Catequista da Diocese de Osasco. Deus o Abençoe!

Mais informações CECAD: (11) 3681-7663  e-mail: escolacatequeticaosasco@gmail.com

Cadastro apenas pelo link:

Pastoral Bíblico Catequética de Osasco
Escola Catequética Discípulos de Emaús