Diocesanas, Notícias › 03/11/2014

Bispo celebra pelos Fiéis defuntos no Cemitério Bela Vista

Mesmo com muito sol os fiéis se reuniram neste domingo, 03, em frente do cemitério da Bela Vista, as 9h30 da manhã, para a celebração de Finados presidida por D. João Bosco.

Junto a Solenidade de Todos os Santos, a missa em comemoração de todos os fiéis defuntos marca o começo do mês de Novembro com a profissão de nossa fé: na celebração de Todos os Santos celebramos o mistério da comunhão, dos quais os Santos já participam da felicidade eterna. Já no dia de Finados, a Igreja oferece aos fiéis falecidos as orações, para os que morreram em Cristo, na esperança da Ressurreição possam gozar da comunhão dos Santos nos céus.

Assim, na homilia, D. João Bosco afirmou “Através da comemoração de Todos os Santos nós olhamos o que Deus espera de nós. E no dia de Finados é a passagem pra essa finalidade a qual Deus espera de nós: Nos oferecer o céu. São dois dias que se completam”, afirmou o bispo.

D. João Bosco ainda afirmou que devemos viver na esperança, “A esperança não é uma dor de não possuir ainda aquilo o que nós não vamos ter, mas é algo que acorda no nosso coração a vontade de viver e superar as nossas dificuldades, de esperar um sentido. É isso que acontece com aqueles que têm fé. A fé nos possibilita viver essa vida de tal maneira bonita, cheia de esperança, para que nós possamos viver bem”, disse.

“De fato quem entende a morte, entende a vida, quem sabe morrer sabe também viver. Quem não sabe o sentido da morte também destrói a própria vida. Nós hoje vivemos num tempo tão sem fé, podem ter certeza, aqueles que estragam suas vidas no presente são aqueles que não têm os olhos da esperança, não guardam esse gosto da surpresa que nosso Pai nos reserva, não vivem antecipadamente esse presente que receberão e por isso não sabem viver, estragam a vida”, salientou o bispo.

Dois símbolos importantes nesta data são as flores e as velas, sinais que testemunham a nossa fé. Durante o dia, diversas missas foram celebradas no Cemitério Santo Antonio e no Cemitério Bela Vista.

Estiverem presentes Monsenhor Claudemir, Pe. José Eduardo e Pe. Diego.

Durante  o dia diversas missas foram celebradas no Cemitério Santo Antonio e no Cemitério Bela Vista.

“A esperança da ressurreição nos anime, pois os que perdemos neste mundo tornaremos a vê-los no outro; basta para isso crermos no Senhor com verdadeira fé. Ó morte, que separas os casados e, tão dura e cruelmente, separas também os amigos! Mas teu poder já está esmagado. Teu domínio impiedoso foi aniquilado por aquele que te ameaçou com o brado de Oséias: ó morte, eu serei a tua morte” (São Bráulio de Saragoça).