Pastoral da Misericórdia : a misericórdia na rua

Neste ano extraordinário da misericórdia, o Papa Francisco, nos convida a voltar nosso olhar e nossa ação pastoral, para a periferia do mundo, olhando sempre os mais fragilizados. Não atoa seu ministério tem ido de encontro com os sofredores: imigrantes, crianças, presidiários, sem teto, doentes e todos que são vitimas da marginalização. Ricamente lemos no evangelho, que Cristo, tem profunda compaixão dos que sofrem.

É com esse belo testemunho evangélico, que nestes três anos a Pastoral da Misericórdia, realiza sua ação pastoral, com pessoas em situação de rua. Não existe um senso que nos indique quantas pessoas vivem nas ruas de Osasco, mas acreditamos em mais de 2.000 pessoas. Junto com as demais cidade de nossa diocese, acreditamo em um número de aproximadamente 8.000 pessoas, num movimento migratório entre elas.

Além de alimento, nossa ação pastoral, tem como objetivo, conviver com as pessoas que vivem nas ruas, com elas aprendemos a mística da misericórdia e juntos vamos formando uma comunidade viva e ativa. Foi assim que iniciamos a celebração da missa na rua. Sempre assistidos pelo Padre Rogério Lemos, que de forma gentil e prática tem nos auxiliado. As pastorais de nossa paróquia – Nossa Senhora Aparecida, Jd. Piratininga – se revezam todas as sextas feiras, para preparar o jantar da misericórdia, envolvendo assim toda paróquia. Também conseguimos dar início à construção de uma pastoral diocesana, unindo várias paróquias como, Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Jd. Piratininga, Imaculada Conceição – Km 18, São José – Vila São José e outros grupos que ainda não se formalizaram. Assim fica possível articularmos ações pastorais conjuntas e criarmos entre ambas a solidariedade.

Participamos também das questões políticas, junto ao poder público, para garantir e lutar por mais direitos, o que nos possibilita um diálogo ecumênico e inter-religioso, tendo uma relação de amizade e respeito entre todos os grupos.

Caminhamos juntos com a rua, rimos, choramos, brigamos e nos amamos, assim como Jesus acolhia a todos. Venha integrar-se a esta missão de misericórdia, para juntos, construirmos um mundo de justiça e paz!