Diocesanas › 02/05/2016

50º Dia Mundial das Comunicações Sociais: Comunicação e Misericórdia

Foi na festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, em 24 de janeiro, que o Papa Francisco divulgou a mensagem pelo 50º Dia Mundial das Comunicações, celebrado, neste ano, em 08 de Maio, e, em sintonia ao Ano Santo Jubilar da Misericórdia, proclamou como tema “Comunicação e Misericórdia: um encontro fecundo”.

A mensagem principal é a promoção do convívio com a misericórdia, de forma que ela faça parte do nosso ser e agir, e se torne um traço que nos caracteriza. Uma vez que o amor é comunicação por natureza, o Pontífice nos convida a sermos, por meio da nossa comunicação, portadores da força de Deus e irradiar o calor materno da Igreja, principalmente orientando o próximo no processo de reconciliação.

Citando Shakespeare, ele nos lembra que a misericórdia não é obrigação, mas abençoa quem dá e quem recebe. E apela aos que têm responsabilidades institucionais, políticas e de formação da opinião pública “para que estejam sempre vigilantes sobre o modo de expressar-se com relação a quem pensa ou age de forma diferente, e também de quem pode ter errado”.  A nós, como representantes da Igreja, cabe o zelo para anunciar a verdade com amor e para condenar o pecado, sem nunca julgar a pessoa, pois apenas Deus pode ler o coração do homem.

O Santo Padre afirma que a escuta também é gesto de misericórdia, pois se torna uma espécie de martírio, um sacrifício de nós, em que se renova o gesto de Moisés, de descalçar as sandálias e ir ao encontro do outro. Pois a motivação da comunicação não é tecnologia, mas o relacionamento interpessoal, onde o coração do homem determina sua capacidade de fazer um bom uso das redes sociais “O ambiente digital é uma praça, um lugar de encontro, onde é possível acariciar ou ferir, realizar uma discussão proveitosa ou um linchamento moral”.

Ao finalizar a mensagem, Papa Francisco nos convida à proximidade “O encontro entre a comunicação e a misericórdia é fecundo na medida em que gerar uma proximidade que cuida, conforta, cura, acompanha e faz festa”.

Peçamos a Deus que a Igreja particular da Diocese de Osasco se abra à ação do Espírito Santo para promover esse encontro fecundo da comunicação com a misericórdia. Que Nossa Senhora da Comunicação os auxilie nessa missão.

Para contato: pascom@diocesedeosasco.com.br

Para notícias: imprensa@diocesedeosasco.com.br