Diocesanas, Notícias › 19/01/2015

40 anos de Ordenação Sacerdotal do Pároco Pe. Daniel Balzan

Em um clima de muita alegria, no dia 22 de dezembro de 2014, a Paróquia São Roque celebrou uma Santa Missa em Ação de Graças pelos 40 anos de Ordenação Sacerdotal do seu querido Pároco Pe. Daniel Balzan.

Esta Celebração Eucarística foi presidida pelo próprio Pe. Daniel e concelebrada pelo Vigário Paroquial Frei Francisco Sales Amaro Oliveira (OCD) e por diversos padres da região. A Igreja Matriz São Roque estava repleta de fiéis e amigos que participaram da Missa para prestar a sua homenagem e demonstrar o seu carinho e respeito ao Pe. Daniel. Na assembleia, estavam presentes também muitos amigos e ex-paroquianos de Osasco e Cotia.

Durante a homilia, o Pe. Daniel partilhou com todos um pouco da sua história e suas experiências como sacerdote. Destacou a importância dos seus estudos e o seu crescimento como padre nas Paróquias onde atuou: “… eu fui aprendendo a ser padre; e ainda hoje, continuo aprendendo junto às Comunidades!…”.

Participaram da Procissão do Ofertório a sra. Augusta de Paula Santos e a sra. Luciola Ginetta Cereda Gomide, professoras que muito auxiliaram o Pe. Daniel no aprendizado e na compreensão da Língua Portuguesa. Como foi bonito ver o carinho com que o Pe. Daniel as recebeu, dando-lhes um beijo nas mãos e agradecendo com muita alegria e emoção!

Ao final da Santa Missa, a Paróquia São Roque, por meio das Comunidades, prestou uma homenagem ao Pe. Daniel. À luz do lema da sua Ordenação Sacerdotal “O Senhor nos escolheu para anunciar o Evangelho àqueles que ainda não o ouviram!” (Rm15,20), cada Comunidade escreveu, de próprio punho, com muito carinho, uma mensagem ao Pároco. Ao som do canto “Me chamaste para caminhar na vida contigo”, duas crianças, acompanhadas pelo estandarte da sua Comunidade, entregaram ao Pe. Daniel a sua mensagem, a qual foi afixada em um coração no Presbitério, simbolizando o coração grande, amigo e acolhedor do querido Pároco.

Em seguida, a coordenadora da Liturgia, em nome de toda Comunidade Paroquial, leu ao Pe. Daniel uma mensagem de felicitação e agradecimento. Após a Missa, todos se confraternizaram no Salão do Colégio São José, onde o Pe. Daniel cortou um bolo e recebeu os cumprimentos dos amigos e paroquianos.

Estimado Pe. Daniel, a Paróquia São Roque, com muita alegria, celebrou com o senhor este dia de festa e ação de graças! São 40 anos de total doação a Deus, a sua Igreja e, particularmente, aos seus paroquianos. Sempre iluminado pelo seu lema de Ordenação Sacerdotal, o senhor é aquele que fala de Deus aos homens e dos homens a Deus! Agradecemos muito ao Pai por nos ter enviado o senhor como nosso pastor, mestre e educador na fé. Que São Roque e Nossa Senhora da Assunção intercedam sempre pela sua vida e sacerdócio! Parabéns, Pe. Daniel!

Mensagem do Pe. Daniel Balzan

Estimado amigo e paroquiano,
Passaram-se quarenta anos desde a minha Ordenação Sacerdotal! Parece um sonho… Anos bem vividos nas várias Paróquias onde exerci o meu Ministério. Em todas, me senti muito bem e, a cada dia, aprendi a ser padre como se fosse pela primeira vez. E, ainda hoje, continuo aprendendo!

Reconheço que o “ser padre” requer uma dedicação total ao povo de Deus irmanado na Paróquia. Busquei sempre me colocar à disposição dos fiéis, ouvindo bastante e participando da vida pessoal, familiar e paroquial das pessoas.

Cada vez que entro na Igreja, antes do atendimento aos fiéis, faço uma prece, aliás, muito simples: “Senhor, que as pessoas que vêm encontrem acolhida e paz, e levem consigo a esperança”. Peço também a sabedoria de Deus e rezo: “Que a Tua sabedoria, Senhor, me ilumine e me acompanhe no meu trabalho”. Assim, começo o meu atendimento na Igreja Matriz.

O ponto culminante da vida sacerdotal é a Eucaristia – o Sacramento do Amigo. A Eucaristia nunca pode faltar em nossas Capelas, nunca pode faltar na vida do discípulo, principalmente, do padre. É pelo padre que acontece a Eucaristia, ápice da vida Comunitária.

Ser padre é ser pai. A paternidade existe em função dos filhos, como também a maternidade. Ser padre é estar a serviço dos irmãos,de modo especial, dos pequenos. Faço minha a prece de Agostinho: “Para vocês, sou padre; com vocês, sou irmão!”.

Agradeço muito o seu carinho e a sua amizade! Reze por mim! Com muita estima,

Pe. Daniel Balzan – Pároco (Lembrança dos 40 anos da minha Ordenação Sacerdotal – 22.12.2014)