Diocesanas, Notícias › 30/09/2016

Dia 30 de setembro: Dia da Secretária

Neste último dia do mês da Bíblia, celebramos a memória do grande “tradutor e exegeta das Sagradas Escrituras”: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja. Também neste dia se comemora o dia do(a) secretário(a).

Sabemos que nossos funcionários – a grande maioria – não são secretários(as) por que não tem a formação necessária que legisla tal profissão, que seria a faculdade de secretariado ou ao menos o técnico em secretaria, porém exercem em cada uma das paróquias essa função de atendente paroquial.

Participei no inicio do mês de agosto, juntamente com a Sra. Sara que trabalha na cúria de um Congresso Nacional para Secretários(as) paroquiais em Aparecida, que foram dias de muito aprendizado, espiritualidade e troca de experiências sobre tudo o que se diz respeito ao trabalho precioso prestado nas secretárias de nossas paróquias.

Dentre tantas reflexões que foram feitas quero destacar três aspectos importantes: 1. A secretaria como “porta de entrada” para a Igreja, onde foi destacada a importância de se haver no ambiente da secretaria um verdadeiro ambiente de acolhida, não só no atendimento como também no espaço e disposição do mesmo. 2. A espiritualidade do(a) atendente paroquial, pois temos o privilégio de trabalhar em uma igreja, portanto o(a) atendente deve cultivar a espiritualidade como fonte do seu serviço, buscando em Cristo o modelo de “Acolhedor” que sempre acolhia a todos com paciência e misericórdia. 3. A importância da formação, pois cada vez mais se exige de nossas paróquias a adequação às leis no âmbito da receita federal, leis trabalhistas e outros, portanto o atendente paroquial deve ter esse desejo de querer aprender mais para se atualizar e melhor realizar seu trabalho.

Queremos nesse dia 30 de setembro elevar um prece especial à Deus por cada um de vocês que doam suas vidas, esforços e dons no trabalho de nossas secretarias e pedir que São Jerônimo sempre os assista em suas dificuldades. Parabéns!!!