Diocesanas, Notícias › 20/06/2016

Dependência química:onde buscar ajuda ?

O drama dos vícios de álcool e drogas é uma problemática gerada pelos mais diversos motivos e situações, e atinge a maioria das famílias, independente de classes sociais.  A dependência química tem sido cada vez mais precoce, tendo como dura consequência a destruição e desvalorização da vida do dependente, e consequentemente, o sofrimento de seus familiares.

É importante buscar ajuda e não permitir que os vícios adentrem os lares, mergulhando a família na angústia e no desespero.

A Comunidade Casa Esperança e Vida, mais conhecida como CCEV, é uma entidade beneficente, civil e católica, com abertura ecumênica, que realiza trabalhos na área da prevenção ao uso de drogas, hospedagem e recuperação de dependentes químicos, (alcoólatras e drogados), com reuniões de autoajuda em grupos de apoio. Sem fins lucrativos, a Casa de Apoio, tem por finalidade a prevenção ao uso de álcool e drogas em geral, e a restauração de toxicômanos e alcoólatras, bem como também a assistência espiritual e humanitária de seus familiares. Ela tem sua sede em Parelheiros, na cidade de São Paulo, sendo a Regional Pérola, responsável pelos trabalhos realizados em Osasco-SP. Atua na área de prevenção e restauração desde 1980, e já atendeu milhares pessoas, por meio de suas filiais e núcleos espalhados por mais de 20 municípios nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Ceará e também no Paraguai.

A Regional Pérola é membro da sede principal da CCEV, onde são realizados os cursos de formação para coordenadores, curso de qualidade de vida para dependentes (com uma semana de duração – chamado de mini internação), retiros e internações mais longas. Todos os domingos é celebrada a Santa Eucaristia pelo fundador e orientador, o monge Irmão Bernardo da Esperança, no Mosteiro da Esperança. O Ir. Bernardo da Esperança é o fundador e o Irmão Maior do Instituto de Vida Consagrada dos Servos e Servas da Esperança.

A Regional coordena cinco núcleos – três na cidade de Osasco, um em São Lourenço da Serra e um em Perdizes/SP. A entidade sobrevive do auxílio de uma ajuda voluntária mínima de seus coordenadores e participantes, doações espontâneas, além de promoções eventuais como, por exemplo: a festa da pizza e da feijoada.

A programação é composta por reuniões semanais em grupo de apoio aos dependentes químicos/alcoólatras e seus familiares, inclusive crianças e adolescentes, com duração de duas horas cada reunião. São desenvolvidos trabalhos de acolhimento, a partir de grupos de apoio com partilha e trocas de experiências, grupo de oração, curso de qualidade de vida, atividades lúdicas para as crianças, entre outros.

O principal objetivo da CCEV é a restaurar integralmente a vida dos dependentes do vício do álcool/drogas e seus familiares codependentes, fortalecendo-os física e espiritualmente à medida de sua participação no grupo de apoio. Busca-se com isso, a perseverança dos participantes e a aceitação de ajuda para cura da doença e inserção no seio da sociedade.

Momento de oração da Equipe CCEV com Ir. Bernardo – retiro na Paróquia Santa Isabel/Osasco em fevereiro de 2016.

Na Diocese de Osasco as reuniões dos núcleos acontecem nos seguintes locais:

– Paróquias Santa Isabel
Rua Dr. Nilo Machado, 337 – Vila Isabel
Segundas-feiras das 19h30 às 21h30
– Paróquia Espírito Santo
Av. Horácio Lafer, 986 –  Jd. das Flores
Sábados das 16h30 às 18h30
-Paróquia São Paulo da Cruz
Rua Imperatriz,119 – Jardim Santo Antônio
Terças-feiras das 20h ás 22h

A Regional Pérola foi fundada em 12 de agosto de 1998 e sua sede fica localizada na Rua Benedita da Conceição Oliveira Noqueli, 8 Osasco-SP. Mais informações pelo e-mail regperolaccev@yahoo.com.br ou no site www.ccev.com.br.

Redação BIO
Colaboração: Lucio Carlos José (Diretor Administrativo da Comunidade Casa Esperança e Vida)

** Grupos de Trabalhos da CCEV

O trabalho de recuperação é realizado conjuntamente com dependentes e familiares, para que o empenho contínuo promova uma mudança de fato. Os resultados alcançados nesses 32 anos têm comprovado isso.

NATA

Núcleo de Apoio a Toxicômanos e Alcoólatras: Formado por grupos de partilha e ajuda mútua, os participantes são restaurados que já caminham na sobriedade, e dependentes que ainda buscam ser sóbrios. Todos continuam levando sua vida normal junto da família e participam da reunião semanal. Inicialmente, fazem o Intensivão de uma semana.

NAFTA

Núcleo de Apoio a Familiares de Toxicômanos e Alcoólatras: Formado por grupos de partilha e ajuda mútua, são familiares de dependentes que visam o equilíbrio e a melhoria da convivência com dependentes. Igualmente afetados pela dependência química, aprendem como ajudar seus dependentes na força de vontade para estancar o vício e aceitar ajuda. Lembre-se que ninguém sai sozinho da dependência.

NAFTINHA

Núcleo de Apoio para crianças e jovens, familiares de dependentes de álcool e drogas. Os adolescentes também se reúnem semanalmente, em salas separadas, no mesmo local e dia de reunião do NATA e NAFTA. Trata-se de partilha pessoal, ajuda mútua e uma sadia recreação.

** Informações retiradas do  Site da CCEV