Highslide for Wordpress Plugin

Conselho Missionário dos Seminaristas: um chamado ao discipulado de Jesus

 

O Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE) foi criado com a finalidade de “proporcionar aos futuros presbíteros e candidatos à Vida Religiosa Consagrada uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão universal da Igreja”, conforme pontuado no 2º Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas, ocorrido em Belo Horizonte no ano de 2015.

O COMISE é um organismo recente em nossa Igreja, elaborado como instrumento para ligar as Pontifícias Obras Missionárias (POM) aos seminários, tendo em vista que, na atualidade, o pontificado do Papa Francisco conduz a caminhada eclesial para ser uma “Igreja em saída” que vá de encontro aos fiéis, promovendo uma “Nova Evangelização” que anuncie a única e eterna mensagem de Jesus Cristo de modo concernente às vicissitudes e anseios da atualidade.

Embasam o COMISE os seguintes fundamentos: por meio da universalidade da Igreja, levar o Evangelho a toda parte conforme pedido por Nosso Senhor Jesus Cristo (Mc 16, 15); mostrar que o ministério sacerdotal vai além dos limites territoriais da diocese; ressaltar a importância de mostrar a necessidade que muitos lugares possuem de receber a evangelização; despertar através da vocação sacerdotal o desejo dos fiéis para uma pastoral missionária e promover nos seminaristas, por meio da oração, uma espiritualidade missionária. Por fim, de acordo com o Documento de Aparecida, o maior desejo é o de que o COMISE forme o coração dos seminaristas “como discípulos missionários sem fronteiras, dispostos a ir à outra margem, àquela onde Cristo ainda não é reconhecido como Deus e Senhor, e a Igreja não está presente” (cf. DAp 376).

As atividades que são de responsabilidade do COMISE são: promover formação missionária para os seminaristas e para todo o povo de Deus, apontando os desafios da missão; participar de formações missionárias promovidas pelos regionais; divulgar na diocese situações e contextos missionários diversos; organizar e incentivar experiências missionárias para seminaristas dentro e fora da diocese – como foi feito recentemente a SEMANA MISSIONÁRIA DOS SEMINARISTAS (SEMISE) na cidade de Alumínio em julho passado -, estabelecer diálogo com o COMIDI e os COMIPA’s por meio dos seminaristas que exercem pastoral nas paróquias; além de, em nossa diocese sermos membros integrantes da equipe de formação do COMIDI.

Por fim, a estrutura do COMIDI consiste em uma equipe de coordenação composta pelos seminaristas Eder (coordenador), Matheus (vice coordenador), Samuel (secretário) e Victor Borejo (assessor de comunicação). Assim, tem-se uma pequena demonstração do trabalho missionário do Seminário São José em nossa Igreja Particular.

 

Seminarista Eder Bruno Rodrigues

2º Ano de Teologia

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco