Conheça os propedeutas 2018

Foto: Thiago Jordão

O que é o Propedêutico?

“O que distingue o período propedêutico é a finalidade e sobretudo o seu caráter prévio para o seminário maior. Esta etapa formativa foi desejada pela primeira vez oficialmente pela Congregação para a Educação Católica em 1980, com a Carta circular sobre alguns aspectos mais urgentes da formação nos seminários. A finalidade declarada deste ‘período propedêutico’ era a de garantir a quem entrava no seminário uma profunda iniciação a vida espiritual…” (Congregação para a Educação Católica, Carta circular sobre alguns aspectos mais urgentes da formação espiritual nos seminários (6 de janeiro de 1980).

O Propedêutico se trata do primeiro ano do tempo de formação para o Sacerdócio. É um ano introdutório, não deixando de ser um ano de discernimento também, para a entrada definitiva no Seminário Maior. De forma resumida, é um ano em que se começa a entrar em ritmo da vida acadêmica, da vida de oração, da vida comunitária e fraterna e do amadurecimento humano-afetivo que se terá de forma mais intensa no Seminário Maior e, por fim, na vida sacerdotal.

Neste ano, nossa Diocese conta com 15 (quinze) jovens, advindos de algumas paróquias de nossa Diocese, que estão no período Propedêutico, se preparando para ingressarem no Seminário Maior. Conheça quem são e de quais paróquias vieram:

Fonte: Seminarista Thiago Jordão - Ano Pastoral