Conheça o carisma dos Missionários Servos do Senhor, Frades Servitanos

Foto: Arquivo Pessoal

Os Missionários Servos do Senhor, Frades Servitanos chegaram à Diocese de Osasco em 2017.

Os Missionários Servos do Senhor, Frades Servitanos, tem como carisma  viver em fraternidade testemunhando o Evangelho colocando-se a serviço de Deus e dos irmãos, inspirando-se constantemente em Maria, nossa Boa Mãe e Serva do Senhor, sendo assim Apóstolos da Acolhida Redentora, entre aqueles que estão a margem da exclusão , revelando-lhes a paterna bondade de Deus.

Procuramos viver a fraternidade evangélica na comunidade, repartir o saber, os dons, os bens, o afeto e o apoio na fraternidade.

Buscamos ver em cada pessoa, homem ou mulher, jovem idoso, ou criança, em toda a criatura, um irmão e uma irmã. Buscando assim a fraternidade universal.

Ser servo: Significa ser ungido pelo Senhor para ser submisso a toda a humana criatura, realizar os serviços mais simples, humildes, estando entre os pobres, mais pobres, excluídos da sociedade e os demais marginalizados.

Buscamos ser pessoa de oração e ação, dedicando tempo para o apostolado com também para a oração comunitária, vida fraterna e oração pessoal, na meditação da Palavra de Deus e em sua intimidade.

Aprender a rezar com o povo, a animar a sua oração e contemplar com os olhos abertos as maravilhas de Deus.

Em nossa missão, como frade-padre, servo, humilde e fraterno procuramos viver a experiência com Deus, formar fraternidade, aprofundar-se na oração e na contemplação. Ser apostolo e missionário da reconciliação, da penitência e da conversão, da benção e da paz, e da integridade. Elementos essenciais para criar ambiente confortável, no mundo entre todas as pessoas.

Temos a missão de formar massas, preparar o povo para acolher a verdade da fé com uma linguagem acessível que vise o transcendente, não deixando de lado as diversas questões relacionadas ao progresso da ciência e da cultura é nossa preocupação, essa sintonia e acolhida onde quer que estejamos.

O Frade Servitano procura trabalhar pelo bem do povo, com preparação e competência, sem ambições pessoais, servindo como irmão menor. Todos os nossos trabalhos são feitos com alegria, amor dedicação e simplicidade, servindo a Igreja preferencialmente em tarefas mais difíceis

No nosso apostolado, como Maria Mãe e Serva do Senhor, contemplativa na ação, no meio do mundo, a vida do Frade Servitano se irradia nos mais variados tipos de trabalho, desde que haja pessoal preparado e atenda às necessidades da Igreja. Ir aonde ninguém quer ir nas necessidades dos que sofrem e ali mostrar a paterna bondade de Deus, nas terras de missão, na catequese, nas periferias das grandes cidades, no campo, com os povos nômades, estando entre aqueles que não são vistos pelo todo.

Nossa Família religiosa nasceu para atender as necessidades daqueles mais excluídos da sociedade, de modo especial os povos nômades. Com Sede Geral na Costa do Descobrimento, Diocese de Eunápolis –BA, estamos presentes, na Bahia, São Paulo, Paraná, Maranhão e Valença Espanha, sempre em comunidade de no mínimo 03 irmãos, assumimos paróquias, obras, missões, trabalhando em equipe, evangelizando, e animando as comunidades.

Nosso Pai Fundador: Dom José Edson Santa Oliveira – Bispo de Eunápolis-BA Costa do Descobrimento, um homem que busca viver em seu dia a dia a entrega, sem reservas, ao serviço de Deus e dos irmãos. Fundou em 25 de março de 1986 em Conceição do Jacuípe-Arquidiocese de Feira de Santana, ainda como Padre, as Irmãs Missionárias Servas do Senhor, (Servitanas) e esse carisma se expandiu e anos depois em 08 de setembro de 2005 surge o ramo masculino dessa família religiosa ambos com o carisma da Acolhida Redentora.  Somos família completa, Irmãs, Frades e leigos que comungam desse carisma.

Nossas Irmãs também atuam em São Paulo, Piauí e Bahia, em paróquias, lar para idosos, creches, missões e casas de retiro, evangelizando e humanizando onde a Igreja precisar.

Temos também o JMS- Juventude Missionária Servitana, são jovens que comungam o carisma da acolhida redentora, no trabalho, na família.

Em cada missão que assumimos temos desafios e realidades diferentes, seja no sertão da Bahia, seja nas áreas ribeirinhas do Maranhão, seja nas periferias de São Paulo, seja no sul do país; chegamos com nosso lema: Humaniza e Evangelizar, acolhendo cada um em sua individualidade, escutando, ensinando, aprendendo em meio a tantos corações que vem até nós em busca de alento! E a partir daí animamos o povo a seguir a esse Cristo, pobre, casto e obediente, na esperança e alegria que é própria daqueles que fazem a opção em seguir a Jesus Cristo.

Chegamos à Diocese de Osasco em agosto de 2017 a pedido de nosso querido Bispo Dom Frei João Bosco, OFM; e estamos presentes em duas missões, Paróquia Nossa Senhora de Fátima-Cotia e Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Itapevi-SP.

Em Cotia temos uma extensa paróquia com muitas comunidades e um convento com 3 Frades que ali desenvolvem um trabalho de evangelização e acolhida em meio aquela extensa população, atendem espiritualmente o Colégio Madre Iva, das Irmãs Azuis e a Capelania da Toca de Assis.

Em Itapevi temos um convento com 2 Frades e 04 Postulantes, aqui funciona a Casa de Formação na etapa do Postulantado – Filosofia, também atendemos a uma extensa região que compõe 28 bairros, 11 capelas e assistência espiritual ao Colégio das Irmãs Salesianas de Dom Bosco.

Nossa Espiritualidade é Cristocêntrica, devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Marial: Devoção ao Imaculado Coração de Maria

Eclesial: Ser, pensar e agir com a Igreja.

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco