Diocesanas, Eventos, Notícias › 21/08/2016

ComVocação 2016 lança Memorial de Dom Francisco

O destaque da Feira Vocacional 2016 é o stand do memorial em homenagem a Dom Francisco Manuel Vieira, primeiro bispo da Diocese de Osasco. Enquanto bispo, Dom Francisco realizou diversos trabalhos pastorais que contribuíram para o crescimento da diocese, se destacando a Catequese, que é referência para muitas dioceses do Brasil.

O Seminarista Thiago Jordão do Seminário Diocesano de Teologia, responsável pela montagem do stand concedeu entrevista a Pascom Diocesana para contar as novidades deste projeto.

Pascom Diocesana: Como surgiu a ideia de lançar o memorial de Dom Francisco?
Thiago Jordão: O memorial de Dom Francisco foi idealizado pelo nosso bispo emérito Dom Ercílio, na época ele era bispo diocesano, e agora apoiado por Dom Bosco, nosso bispo titular. O projeto é coordenado pelo padre Marcelo Fernandes,vice reitor do Propedêutico Santo Antônio e vigário da Paróquia Santa Isabel. No grupo da comissão tem leigos, algumas paróquias estão auxiliando o padre Marcelo, seminaristas estou eu (Thiago Jordão) e o Seminarista Ricardo Rodrigues do Ano Pastoral, e pessoas das paróquias Santa Isabel e Nossa Senhora Mãe da Igreja.

Pascom Diocesana: O objetivo do memorial é apresentar quais aspectos da vida de Dom Francisco?
Thiago Jordão: A história vocacional da vida de Dom Francisco, a história dele como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, como bispo titular de Osasco, e resgatar o início da história da Diocese de Osasco de 1989 até 2002, quando pastoreou essa pequena porção do povo de Deus.

Pascom Diocesana: Além da exposição aqui no ComVocação, existe um projeto futuro?
Thiago Jordão: Sim. Ainda está sendo levantado dados , fatos, fotos, peças, depois disso será organizado junto com o bispo diocesano. Aqui no ComVocação é a inauguração deste memorial , mas posteriormente este memorial será apresentado na Cúria Diocesana, por um período ainda não determinado.  O projeto em longo prazo é ter um memorial permanente de Dom Francisco na Cripta da Catedral.

Pascom Diocesana: Está sendo divulgado algum meio de contato pelo qual as pessoas possam contribuir com este acervo?
Thiago Jordão: Nós estamos divulgando aqui no memorial por meio de fooders. Qualquer pessoa que tenha fotos de Dom Francisco, fotos com Dom Francisco ou qualquer material dele aqui na Diocese de Osasco ou da sua vida antes da diocese, é só enviar para o e-mail memorialdomfrancisco@diocesedeosasco.com.br.

Pascom Diocesana: E a família de Dom Francisco como recebeu a notícia de que seria criado um memorial para ele ?
Thiago Jordão:  A irmã dele, Dona Rosária, ficou muito emocionada. Agora nesta semana que antecedeu o ComVocação, o Pe. Marcelo Fernandes e eu entramos em contato com o sobrinho de Dom Francisco, Srº Paulo, que é filho da Dona Rosária. Ambos estiveram na Cúria Diocesana e ao verem as coisas de Dom Francisco lá na cúria, ela se sentiu muito emocionada. Depois ela pediu que eu a acompanhasse até a Cripta (onde está enterrado Dom Francisco), lá ela rezou um pouco e também se emocionou por saber que a memória dele na diocese é muito valorizada.

Confira alguns momentos importantes da vida de Dom Francisco Manuel Vieira: