Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

ComVocação, 15 anos celebrando as vocações

A Festa das Vocações chega a sua 15ª edição, em um ano que Deus preparou para refletirmos o trabalho dos leigos na Igreja, relembramos aquele ano de 2002 em que o padre Marcos Antônio Funchal, a pedido de Dom Ercílio Turco, bispo diocesano da época, convidou leigos e seminaristas para formar a Comissão “Amigos do Seminário” que tinha como meta acompanhar, rezar e estabelecer métodos para prover o Seminário São José, que é uma instituição educacional destinada à formação dos seminaristas da Diocese de Osasco.

Uma das iniciativas dos “Amigos do Seminário” foi o ComVocação, tendo sua primeira edição sido realizada em 2004 na cidade de Osasco, cidade que sediou as edições posteriores até 2009, na Concha Acústica da Fito. O público e o prestígio aumentaram em cada ano, até chegar a conta de mais de 20.000 pessoas na sexta edição. A partir da 7ª edição, o evento passou a ser realizado nas imediações do Ginásio José Correa, na cidade de Barueri, onde seguiu até 2014 quando voltou para Osasco.
O evento é conhecido em toda a Grande São Paulo e já trouxe diversas atrações da música católica, como também inúmeras congregações religiosas, editoras e meios de comunicação. Já estiveram no ComVocação, as seguintes personalidades: Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Nilso Motta, Padre Rodrigo Pereira, Adriana Arydes, Celina Borges, Rosa de Saron, Colo de Deus, Martin Valverde, Iahweh, Banda Arkanjos, Fátima Souza, Juninho Cassimiro, Cantores de Deus, a congregação e editora Paulinas, a Toca de Assis, a Comunidade Canção Nova, entre tantos outros.

Em algumas edições aconteceu eventos preparativos, chamados de “Pré-ComVocação”, foram três até hoje, sendo um acústico, com vários nomes da música católica e dois Festivais de Música, com bandas que apresentaram repertórios próprios, onde tivemos a presença de grandes músicos, professores, compositores, instrumentistas e cantores.
Uma das grandes características do ComVocação é a fraternidade, o evento é assessorado por mais de mil voluntários das paróquias da Diocese de Osasco. Estes colaboradores se revezam e cuidam para que todos os setores funcionem com êxito. Outro ponto interessante é que os alimentos comercializados na praça de alimentação são todos doados pelas paróquias. O trabalho é exercido com muita alegria e espiritualidade por todos que se engajam nesta causa.
Dezenas de padres ordenados na Diocese foram formados no Seminário São José. Estes são responsáveis por mais de 80 paróquias e mais de 500 comunidades distribuídas em doze municípios que compreendem a Diocese de Osasco e hoje colaboram com a organização deste evento que visa auxiliar nos custos da formação dos futuros sacerdotes.
Atualmente os “Amigos do Seminário” são formados por fiéis leigos que buscam auxiliar espiritualmente e financeiramente as vocações sacerdotais diocesanas, subsidiando principalmente as obras do Seminário Diocesano São José.  O processo formativo desde o ingresso no seminário até a ordenação sacerdotal, abrangem oito anos que compreendem a formação Intelectual, Humana Afetiva, Espiritual, Comunitária e Pastoral e neste longo processo, a comissão está presente.


Então, nos dias 18 e 19 de agosto, mês vocacional, temos um compromisso marcado com o 15º ComVocação na Arena Concha Acústica da Fito, em Osasco, com Missas, oração, confissões, adoração, shows e partilhas sobre música, atividades sociais e vocacionais, espaço para crianças e esportes radicais, além de contar com uma enorme estrutura de alimentação e organização para melhor lhe acolher. Não deixe também de conhecer o “coração” do nosso evento, a Feira Vocacional.

Feira Vocacional
A Feira é um espaço para divulgar as vocações através dos trabalhos realizados pelos nossos seminaristas, congregações religiosas, movimentos e grupos, além de editoras que também expõe seus carismas e missões.

Espaço da Misericórdia
Nos dois dias das 13h às 18h padres atendem confissões. Neste espaço temos também atendimento, aconselhamento e direção espiritual realizado pela Comunidade Shalom.

Santas Missas
O ComVocação dedica vários horários para que as pessoas possam participar da Eucaristia. Domingo às 9h, Santa Missa de ordenação presidida por Dom João Bosco e outras três às 14h, 16h e 18h, no ginásio de esportes.

Espaço Vox
Com a missão de oferecer um local de partilha e formação para músicos católicos, como também um contato mais próximo com o público, o Vox promove workshops e pocket shows com expoentes da música católica que apresentam seus conhecimentos e histórias.

ComVocação Social
O espaço Social é composto por atividades de cunho civil e de cidadania com orientações jurídicas nas áreas de previdência, trabalhista, do consumidor, da criança e do adolescente, através de parceria com a Comissão do Jovem Advogado da OAB/SP. Além disso temos também Fisioterapeutas, Dentistas, Enfermeiros, Massoterapeutas, Psicólogos e Personal Trainers e cortes de cabelo masculino e feminino. Nos dois dias também se realiza a arrecadação de alimentos destinados para obras sociais.

ComVocação Kids
Os pais e responsáveis podem ficar tranquilos para aproveitar o evento, a nossa Festa oferece um local para deixar as crianças se divertirem e rezarem, desde shows de mágicas, pinturas, desenhos e gincanas.

ComVocação Extreme
“Porque ser radical é ser de Deus”. O ComVocação vem proporcionando para os apaixonados e praticantes de esportes radicais, uma área de convívio e entretenimento, com pista para skate e patins, hip-hop e música eletrônica, além de muita oração.

Praça de Alimentação
Com quase 30 barracas diferentes, várias paróquias de nossa Diocese oferecem nos dois dias do evento uma variedade de cardápio com comidas salgadas e doces, além de bebidas.

Palco Principal
No Palco do ComVocação os grandes nomes da música católica louvam e rezam pelas vocações em nossa Igreja, além de ser o espaço para a adoração à Jesus Eucarístico na noite do domingo.

.: Sábado
Ana Gabriela
Missionário Shalom
Colo de Deus

.: Domingo
Rosa de Saron
Arkanjos
Lírios do Vale
Thiago Brado

Reze conosco…
Senhor da Messe e pastor do rebanho faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, que ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz.
Senhor, que a messe não se perca por falta de operários, desperta nossas comunidades para a missão, ensina nossa vida a ser serviço, fortalece os que querem dedicar-se ao Reino na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, diáconos e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral
em tua Igreja. Senhor da Messe e pastor do rebanho chama-nos para o serviço de teu povo.
Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder o SIM. Amém.

SEJA UM AMIGO DO SEMINÁRIO
Faça uma doação
Mitra Diocesana de Osasco
CNPJ: 61.378.774/0002-26
Banco Bradesco: Agência 0470, Conta Corrente 3030-9.

Ajude também através da “Ação entre Amigos”, com um cupom você concorre a grandes prêmios. Adquira o número com os seminaristas ou nas paróquias de nossa Diocese.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X