Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Destaques, Diocesanas, Notícias › 06/09/2019

Comire realiza 39º Encontro Missionário Estadual

De 30 de agosto a 01 de setembro aconteceu em Itapetinga, na Casa de Retiro Sagrado Bethânia, o 39º Encontro Estadual Missionário do COMIRE (Conselho Missionário Regional Sul 1 CNBB), com participação de uma comissão diocesana composta pelo Sr. Ajoir Santana e Sr. Nivaldo José (representantes da executiva do COMIDI), pela Ir. Maria Antônia, MJS (representante dos religiosos) e pelos seminaristas Samuel Elias e Rodolfo Barbosa (membros do COMISE).

O encontro teve como tema “Batizado e Enviado: A igreja de Cristo em missão no mundo” em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário, e contou com a assessoria do Padre Maurício da Silva Jardim, o diretor das Pontifícias Obras Missionárias – POM do Brasil, que abordou o tema a partir das inspirações pastorais do Papa Francisco em 22 de outubro de 2017. No dia ‘Dia Mundial das Missões’ durante o Ângelus, o papa anunciou publicamente para toda Igreja sua intenção de proclamar um Mês Missionário Extraordinário, em outubro de 2019,  para celebrar o centenário da carta Apostólica Maximum Illud de seu predecessor o Papa Bento XV. Neste mesmo dia o santo Padre enviou uma carta ao Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e presidente do comitê supremo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), encomendando “a tarefa de preparar este evento, especialmente através de ampla sensibilização das Igrejas particulares, dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, assim como, associações, movimentos, comunidades e outras realidades eclesiais”.

Foram três dias de reflexão, partilha e inspiração, motivados pela vivência dos missionários a partir das realidades das quais vieram. Momento marcante pela apresentação dos resultados da construção dos três poços artesianos na Diocese de Pemba , organizada pelo COMIRE e pela IAM (Infância e Adolescência Missionária), que visa arrecadar fundos para o Projeto Missionário na Diocese de Pemba (Moçambique, na África), que ajudará a construir 3 poços artesianos para parte da população pobre daquela região, onde o Regional está presente através da atuação missionária de padres e leigos.

Comissão Diocesana do COMIR. Arquivo Pessoal

Outro momento marcante foi o testemunho de presbíteros e leigos que atuam ou atuaram recentemente em áreas de missão, principalmente no Projeto Amazônia. Os testemunhos emocionaram e reafirmaram a paixão pela missão do anúncio do Evangelho. O Mês Missionário Extraordinário é também momento oportuno para despertar nossas comunidades para a beleza da missão!

Ao final do encontro, no domingo, Dom José Luiz Bertanha, bispo emérito de Registro e referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, acolheu o novo Bispo referencial da Animação Missionária no Regional Sul 1, Dom José Carlos Chacorowshi que irá agora caminhar neste seu novo trabalho missionário, além disso contamos com a presença expressiva dos seminaristas membros dos COMISEs de diversas dioceses,  da coordenadora do COMIRE, Maria de Fátima da Silva, e o Pe. Everton Aparecido da Silva, presbítero da Diocese e assessor do COMIRE, apresentaram a proposta da Campanha Missionária deste ano, como oportunidade para reforçar a reflexão sobre a “Igreja em saída”, como pede e insiste o Papa Francisco.

Com coração agradecido e inflamado de paixão pela missão, os participantes foram enviados às suas dioceses e realidades locais, como “sal da terra e luz do mundo” e como salientou Dom José Carlos em sua homilia: “Somente assim serás feliz!”

 

 

Sem. Rodolfo Barbosa – 2º ano de Filosofia

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X