Diocesanas, Eventos, Notícias › 23/10/2017

Começa nesta terça-feira a Semana de Fé e Compromisso Social. Saiba mais.

Pe. Alexandre Pessoa Garcia, coordenador do Setor Pastorais Sociais e pároco da Paróquia São José Operário do Jd. D’Abril,  falou ao site da Diocese de Osasco sobre a ‘Semana de Fé e Compromisso Social’ que começa nesta terça-feira. O evento é voltado a todos que desejam conhecer um pouco mais do trabalho social realizado pela Igreja em nossa diocese.

1) Qual o principal objetivo da Semana de Fé e Compromisso Social para a Diocese de Osasco?
Evidenciar o vínculo entre fé e vida. A Constituição Pastoral Gaudium et Spes do Concílio Vaticano II lembra que o divórcio entre a fé professada e a vivida cotidiana deve ser contado entre os mais graves erros do nosso tempo (Cf. GS 43). Além disso, a Semana pode nos ajudar a descobrir o muito que já é feito entre nós e também quantos desafios temos.

2) Quem são os responsáveis pela organização?
Todas as pastorais, movimentos e associações que compõem o Setor Pastorais Sociais, a Executiva do Coordenador deste Setor e o Setor das Pastorais Sociais nas regiões. Muitas pessoas são envolvidas.

3) Há quantos anos se realiza este evento?
Fiz esta pergunta ao Monsenhor Claudemir e ao Pe. Cláudio. Eles disseram que já antes de nossa diocese ser uma diocese, ou seja, já antes de 1989.

4) Quais são as instituições e os organismos que participam da Semana de Fé e Compromisso Social?
O evento é aberto a todas as pessoas.

5) Quais temas serão abordados?
Nos três dias abordaremos o tema da Economia de Comunhão, dos Conselhos Tutelares , do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos Conselhos de Saúde.

6) A programação deste ano traz alguma novidade para os participantes?
Creio que a cada ano são trazidas novidades aos participantes. Fazendo uma breve retrospectiva das últimas duas, a de 2015 e 2016 e também considerando já a de 2017, vejo que na de 2015, além da parte expositiva, assessorada por dois padres e um leigo, trouxe também, por meio de vídeos preparados pela Pascom Diocesana, uma visão do muito que é feito entre nós. Foram e filmaram in loco os trabalhos. Quanta beleza! Quanto alegria podemos sentir. Em 2016, a Semana foi mais teórica, acadêmica, baseada na explicitação de temas e aspectos da Doutrina Social da Igreja, a Oficina Municipal nos assessorou. Este ano, a ideia é apontar caminhos para a ação, daí o tema geral ser Comunhão e Participação. Também faremos nos três dias a leitura de trechos do texto que o nosso Bispo, Dom João Bosco, escreveu para o BIO de outubro, sobre o Dia do Pobre, instituído pelo Papa Francisco. Quem sabe daí surgem também caminhos?

7) Quando e onde acontece a Semana de Fé e Compromisso Social 2017?
No Salão de Atos da Cúria, nas noites de 24, 25 e 26/10, das 19h30 às 21h45.

8) Como as pessoas interessadas podem se inscrever para o evento?
As inscrições são online (link para inscrição: http://gg.gg/pastoralsocial). Por questões práticas, como por exemplo, o lanche, fazer a inscrição antecipadamente nos ajuda muito. Mas podem chegar também não inscritos.