Diocesanas, Notícias › 16/09/2016

Associação Vicentina promove assistência e dignidade às famílias

A Sociedade de São Vicente de Paulo conhecida no Brasil pelas iniciais SSVP é uma organização católica internacional, fundada em 1833, por um grupo de jovens universitários da Universidade de Sorbonne (Paris, França), dentre os quais se destaca o Beato Antônio Frederico Ozanam.

Colocada sob o patrocínio de São Vicente de Paulo, inspira-se no seu pensamento e na sua obra, esforçando-se, sob o influxo da justiça e da caridade, em aliviar os sofrimentos do próximo pobre e necessitado e promover a dignidade e a integridade do ser humano, mediante o trabalho coordenado de seus membros, conhecidos como “os vicentinos”.

A ação vicentina acontece nas Conferências, pequenas comunidades  de fé, formadas por homens (confrades) e mulheres (consocias) que se reúnem semanalmente para crescer na sua espiritualidade e organizar os trabalhos junto aos seus “assistidos”, executado através de visitas semanais, num contato direto com os necessitados, procurando resolver, na medida do possível, os problemas que surgem atendendo em alimentos, remédios, empregos, conselhos, batizados, conforto moral e espiritual, conforme a necessidade dos assistidos.

Nenhuma obra de caridade é estranha à SSVP. Sua ação compreende qualquer forma de ajuda que seja marcada pelo contato pessoal entre os “vicentinos” com os “assistidos”, no local onde estes se encontram. A SSVP não somente procura mitigar a miséria, mas também descobrir e remediar as situações que a geram. Leva sua ajuda a quantos dela precisam, independentemente de raça, cor, nacionalidade, posição social, credo político ou religioso.

Assim, os chamados “pobres” ou “assistidos”, após sindicância econômica e social e, principalmente, sem alarde, são atendidos pela Conferência Vicentina, através de seus confrades e consocias e, em razão deste atendimento, muitas famílias são promovidas ou readquirem o mínimo para a sua sobrevivência.

Na atualidade a SSVP atua em mais de 145 países, através de aproximadamente 48 mil Conferências, congregando mais de 800 mil membros. Em São Paulo, em nossa área de atuação, participam ativamente mais de 6.100 vicentinos, assistindo aproximadamente 5.200 famílias. Na Diocese de Osasco atua 49 Conferencias em diversas paróquias e comunidades, onde participam ativamente 368   membros vicentinos e assistem 315  famílias  e mais a Assistência Vicentina Imaculada Conceição – Lar Bussocaba, localizada à Rua Pedro Furlan, 168 –  Umuarama em Osasco,  Instituto de Longa Permanência para Idosos (Asilo),  com 50 idosos residentes carentes, muitos deles sem vínculo familiar e tem uma equipe multiprofissional  sendo médicos, psicóloga, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, enfermeiros e equipe de enfermagem.

A instituição trabalha sem fins lucrativos e sobrevive de doações. Para fazer doações, pode ser no endereço acima ou entrar em contato pelo telefone (11) 2189-3999, que tem veículo para retirada. Este é o nosso trabalho. A luta do exército de caridade que leva amor e solidariedade aos nossos irmãos necessitados.

Conheça esse exército do bem e faça parte dessa rede de caridade!