Diocesanas, Notícias › 10/11/2017

Assembleia Diocesana de Coordenadores da Pastoral Bíblico-Catequética

Aconteceu nos dias 03, 04 e 05 de novembro, a Assembleia Diocesana de Coordenadores da Pastoral Bíblico – Catequética, que teve como tema: “Catequese, um novo Tempo”. Houve a participação de 80% das paróquias da diocese. Considerando que a urgência de um novo tempo se faz necessário, segundo o documento 107 da CNBB, Iniciação a Vida Cristã, foram apresentados novos caminhos para que efetivamente façamos da nossa catequese um itinerário de Iniciação a Vida Cristã.

Para inserir nossos coordenadores, foram entregues os símbolos que fazem parte do Rito de Iniciação a Vida Cristã. Na sexta-feira ao chegarem, foram acolhidos com o jantar e depois vivenciaram um momento de adoração, onde logo após receberam a cruz, símbolo da nossa fé.  No sábado pela manhã receberam a Palavra e ao meio-dia a Oração do Pai Nosso.

Os participantes receberam os símbolos do Rito de Iniciação a Vida Cristã.

Também no sábado foi realizada a abertura oficial da assembleia presidida pelo Assessor Diocesano Padre Daniel Vitor, que colocou de modo geral a programação da assembleia e o seu objetivo. O padre fez também a leitura da carta enviada pelo bispo Dom João Bosco sobre o Ano do Laicato, que se iniciará na Festa de Cristo Rei. Durante este ano teremos a “oportunidade de compreender o papel essencial dos leigos” para ajudar a igreja a transformar toda a sociedade, passando por todos os âmbitos, e em profunda comunhão.

A assembleia proporcionou aos coordenadores  o fortalecimento e incentivo para atuar na conjuntura atual da sociedade. Padre Daniel Vitor encerrou destacando a importância da Iniciação a Vida Cristã, ressaltando que o processo feito com seriedade e à luz de Nosso Senhor Jesus Cristo gerará cristãos maduros na fé e que atuem na sociedade.

Com a palavra, o seminarista Jonathan apresentou o itinerário para catequese,  desde a pré-catequese até a Escola Discípulos de Emaús, colocando as idades de cada etapa. Apresentou, também,  o projeto de inserção a vida cristã levando em consideração “TEMPOS”, e não mais anos, onde em cada “TEMPO” o catequisando fará uma experiência vivencial no mistério de Cristo Jesus. Jonathan enfatizou que a catequese, como pede o Documento 107, deixa de focar somente os sacramentos e visa formar discípulos missionários que são inseridos na comunidade e na vida da igreja, através da catequese.

Nos grupos de debates avaliou-se a aprovação ou não do novo itinerário da Catequese, em seguida durante a plenária as regiões expuseram seu parecer e sugestões.

No período da tarde o Seminarista Franklin apresentou o temário para o Crisma, que abordou as dificuldades enfrentadas hoje para atrair os jovens. Franklin esclareceu que em vista desta realidade, juntamente com catequistas das regiões pastorais chegou-se a esse temário,  que abrange temas atuais, porém sem deixar de lado Jesus Cristo e sua proposta de ser missionários no mundo e o estudo da doutrina da Igreja. Igualmente, ao final da explanação foi aberto espaço para críticas e sugestões.

A Escola Catequética Discípulos de Emaús e seus novos rumos, temas e destinatário foi assunto do domingo. A escola terá como destinatário principal os novos catequistas, não se fazendo mais necessário um núcleo em cada Região Pastoral, mas núcleos que abranja o maior número de regiões. Foram apresentadas três propostas e aprovada a que contempla os núcleos Santo Antônio, Barueri, São Roque e Cotia.

Dom João Bosco presidiu a missa de encerramento da Assembleia Bíblico-Catequética

O último momento da assembleia se deu com a celebração da Santa Missa presidida por Dom João Bosco. Em sua homilia, o bispo revigorou os catequistas com sábias palavras, e em seguida pediu para que os trabalhos da assembleia não parassem por ali, mas sim, que fosse um trabalho inicial para ir em busca daqueles que não estão tão juntos à igreja.

“De uma forma geral, a assembleia atingiu seu objetivo, deixando a motivação para viver esse novo tempo. Agradecemos a presença de todos, a todos os colaboradores, padres, religiosas, coordenadores regionais, seminaristas, e ao nosso pai e pastor, Dom João Bosco, que sempre nos motiva a seguir em frente”, declarou Adriana Aparecida – coordenadora diocesana da Catequese.