Ano Mariano é tema da tradicional festa de São Roque

“O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,49) – À luz deste trecho do Cântico de Maria, a Paróquia São Roque/SR celebrou solenemente as festividades em louvor aos seus padroeiros São Roque e Nossa Senhora da Assunção.

Neste ano de 2017, as ‘Festas de Agosto’, sob a coordenação dos festeiros Lauro e Véra, Itacir e Ligia, e orientação espiritual do Pároco Pe. Daniel Balzan transcorreram em um clima de muita espiritualidade, fé e alegria!

Em comunhão com a Igreja do Brasil, a Paróquia São Roque buscou viver intensamente este “Ano Nacional Mariano”, ocasião da celebração do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul, e também do centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima. Dentro desta perspectiva, a cada missa da novena mensal, refletiu-se sobre um dogma ou título dedicado a Nossa Senhora. Na “Escola de Maria”, a comunidade paroquial são-roquense aproximou-se ainda mais de Jesus!

A Paróquia São Roque teve ainda outro tema muito especial para celebrar: os 360 anos da Fundação de São Roque. Há 360 anos, o fundador Pedro Vaz de Barros deixou em testamento: “Deixo os meus bens aos meus herdeiros, e a obrigação de todo dia 16 de agosto enfeitar a Igreja e trazer padres para fazer a Festa de São Roque”. Jamais ele poderia imaginar que seu testamento se tornaria nesta linda e grandiosa festa em honra ao seu santo de devoção pessoal!

O objetivo das ‘Festas de Agosto’ é evangelizar e irmanar famílias em torno da igreja. Assim, muitas foram as atividades realizadas: novena mensal e no Morro do Cruzeiro, jantares, caminhada à capela Santo Antônio, subida no Morro do Saboó, desfile dos carros de lenha, reuniões, confraternizações e até uma viagem turístico-religiosa ao Santuário Nacional de Aparecida! Como preparação imediata, foi celebrada a novena diária. A cada missa, à luz da vida de São Roque, contemplou-se um setor da vida familiar e paroquial, dedicando-lhes uma bênção especial.

As ‘Festas de Agosto’ culminaram com as procissões de Nossa Senhora da Assunção (15) e São Roque (16). Uma emoção especial tomou conta do coração de todos! A Paróquia São Roque teve a honra de receber Dom Ercílio e Dom João para presidirem a Solene Missa de Nossa Senhora e São Roque. Nem o frio nem a chuva impediram os devotos de participarem das celebrações e demonstrarem a sua fé!

Ao final da procissão de São Roque, o Pe. Daniel anunciou o nome dos festeiros das Festas de Agosto 2018: Amauri e Tania, Paulo e Pituca. Assim, um novo ciclo se inicia! Uma nova festa contagia a família paroquial são-roquense, a qual, animada pela sua fé, é responsável por dar continuidade a este legado e manter viva esta linda tradição: as Festas de Agosto! Viva Nossa Senhora! Viva São Roque!