Diocesanas, Notícias › 22/11/2016

Advento: a espera da chegada do Menino Jesus

O tempo do Advento tem uma duração de quatro semanas. Podemos distinguir dois períodos: no primeiro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo e o segundo período, se orienta mais diretamente à preparação do Natal, somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera.

I Domingo

A vigilância na espera da vinda do Senhor. Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a prédica são um convite com as palavras do Evangelho. É importante que, como uma família, tenhamos um propósito que nos permita avançar no caminho ao Natal; por exemplo, revisando nossas relações familiares, deveremos buscar o perdão de quem ofendemos e dá-lo a quem nos tem ofendido para começar o Advento vivendo em um ambiente de harmonia e amor familiar, nos relacionamos diariamente, como o colégio, o trabalho, os vizinhos, etc.

II Domingo

A conversão, nota predominante da prédica de João Batista. Durante a segunda semana, a liturgia nos convida a refletir com a exortação do profeta João Batista. Na semana anterior nos reconciliamos com as pessoas que nos rodeiam; como seguinte passo, a Igreja nos convida a acudir ao Sacramento da Reconciliação (Confissão) que nos devolve a amizade com Deus que havíamos perdido pelo pecado. Durante esta semana poderíamos buscar nas igrejas mais próximas, os horários de confissões disponíveis, para quando chegar o Natal estarmos bem preparados interiormente, unindo-nos a Jesus e aos irmãos na Eucaristia.

III Domingo

O testemunho de Jesus a João Batista, afirmando que ele é o maior dos profetas, aquele que veio preparar os corações do povo para a chegada do Messias, ensina-nos a endireitar os caminhos de nossas vidas na expectativa alegre de receber Jesus. Propomos fomentar a devoção à Maria, rezando o Terço em família.

IV Domingo

O anúncio do nascimento de Jesus feito a José e a Maria. As leituras bíblicas e a prédica dirigem o nosso olhar a José, diante do anúncio feito a Virgem Maria, para ser mãe do Salvador de todos os povos, e assim, acolhermos a missão que Deus nos direciona cumprindo a Sua vontade. Todos os preparativos para a festa deverão viver-se neste ambiente, com o firme propósito de aceitar a Jesus nos corações, nas famílias e nas comunidades.