A Pastoral da Saúde e o testemunho do Evangelho no mundo da saúde

Foto: Confraternização da Pastoral da Saúde Hospitalar Diocesana, na Paróquia Santa Gema Galgani (dez/18)

A Pastoral da Saúde é toda a ação do povo de Deus comprometido em acolher, promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. Compreendida em Aparecida (2007) como sendo, ‘‘a resposta às grandes interrogações da vida, como sofrimento e a morte, à luz da morte e ressurreição do Senhor’’. A pastoral é realizada em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde. É a ação libertadora de Cristo presente no mundo na área da saúde, em três dimensões:

• Dimensão Solidária: Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e comunidade.
  • Dimensão Comunitária: Promoção, prevenção e educação para a saúde, saneamento básico e higiene, por meio de debates, palestras, encontros educativos.
  • Dimensão Político-Institucional: Atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas, participando ainda das instâncias colegiadas do Controle Social na Saúde Pública.

Se você deseja conhecer melhor o trabalho da Pastoral da Saúde procure a coordenação diocesana. As reuniões acontecem todo 3º sábado do mês às 9h no Centro Diocesano de Pastoral, na Rua da Saudade, 60 – Vila Osasco, em Osasco.

Para mais informações:
Contato: (11) 99692-9592 – Maria Gina
e-mail: psdosasco@gmail.com

Fonte: Meire Elaine – Redação BIO. Fonte: Site Pastoral da Saúde Nacional e Informações Rezilda Bezerra (Diocese de Osasco)