A Igreja de Osasco se reúne para a celebração da Missa da Unidade

Foto: Felipe Gazoli - Pascom Diocesana

Na noite da quarta-feira (17/04) a Diocese de Osasco reuniu centenas de fiéis na Catedral Santo Antônio para a celebração da Missa da Unidade, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos. A cerimônia foi presidida pelo bispo diocesano Dom João Bosco, com a presença de Dom Ercílio Turco – bispo emérito, e do clero diocesano.

Nesta missa são abençoados os óleos dos enfermos e dos catecúmenos e consagrado o óleo do Santo Crisma. O óleo do Crisma é usado, também, nas missas de ordenações sacerdotais e na consagração de igrejas e altares.

Um dos ritos mais significativos da celebração é o momento da renovação das promessas sacerdotais, quando todo o clero renova o compromisso do Sagrado Ministério, assumido perante o bispo no dia da ordenação. Por fim, em sinal de obediência, comunhão e unidade, os sacerdotes saúdam o bispo diocesano.

Bênção e Consagração dos óleos. Foto Felipe Gazoli

Em sua homilia, Dom João Bosco destacou a fidelidade exigida no exercício do sacerdócio, que ultrapassa os compromissos de uma vida superativa vivida pelos padres. “Não a fidelidade formal de cumprir compromissos… além desses compromissos; a fidelidade do nosso coração”, frisou.

“Vamos levar nos olhos essa alegria de ter sido escolhidos para ser santos”, continuou o bispo. E fez aos sacerdotes o convite de levar às suas comunidades esse testemunho “que brota da unção do Espírito Santo que recebemos”.

Após a missa, os óleos foram distribuídos aos sacerdotes para serem utilizados, pelas paróquias, nas celebrações dos sacramentos durante todo o ano.

Fonte: Meire Elaine de Souza - Comunicação Cúria

Acesse a galeria de fotos:

Missa dos Santos Óleos – 2019