Diocesanas, Eventos, Notícias › 31/10/2017

5º Encontro de Comunicadores motiva a Pascom da Diocese de Osasco

A Pascom da Diocese de Osasco se reuniu no último sábado de outubro, 28, para a 5ª edição do ENCOM – Encontro de Comunicadores, realizada na Paróquia Imaculada Conceição, na Cidade de Osasco, no Km 18. O encontro reuniu agentes da Pastoral da Comunicação, seminaristas, religiosas, estudantes e interessados em comunicação para um dia de formação e comunhão.

As atividades iniciaram com a Santa Missa, presidida por D. João Bosco, bispo diocesano, que refletiu sobre o papel da Pascom, que não precisa aparecer, mas atuar assim como uma rede elétrica, que deve estar escondida atrás das paredes, mas ser eficiente, presente, constante, integrado no edifício onde o próprio Cristo é o fundamento. E ter como objetivo alimentar, clarear e aquecer a comunhão deste edifício, para construção da Igreja, para fazer a Igreja capaz de iluminar para fora. A Pascom deve ser a referência luminosa, iluminada pela fonte, que é de Jesus Cristo.

D. João Bosco lembrou ainda de uma questão muito atual e que envolve o trabalho da comunicação: o aspecto da beleza, da arte, da criatividade, da liberdade do espírito que cria e salientou o embate que a Igreja está com a arte destrutiva. “A Igreja sempre foi patrocinadora da arte, sempre apoiou a arte desde a arquitetura, da pintura, da escultura, da música e do teatro. Todas as artes nasceram dentro da igreja, então dizer que a Igreja está contra a arte é mentira” e convidou a Igreja a fazer uma arte com tanta beleza e tanto capricho, que não sobre espaço para a destruição. Da mesma forma a comunicação precisa ser tão bem feita e que leve a beleza de Deus, que não dê espaço para os choques com a mídia secular.

Pe. Marcus Vinícius apresentou aos participantes a estrutura da Pastoral da Comunicação no Brasil

A parte da manhã foi assessorada pelo Pe. Marcus Vinícius, coordenador estadual da Pascom Regional Sul 1 da CNBB, que destacou os eixos que gera comunhão e interatividade na pastoral: a formação, a articulação, a produção e a espiritualidade. Ele salientou que é importante a pastoral assessorar a paróquia em todas as instâncias de comunicação e enxergar onde o padre precisa de auxílio e orientação. “A Pascom precisa estar ao lado (do padre), como um apoio, e nem sempre concordar com tudo, mas ter o senso crítico daquilo que está sendo feito na paróquia”, disse.

Na parte da tarde houve um momento de partilha onde os participantes puderam dar o testemunho de seus trabalhos e mostrar as necessidades da pastoral na Diocese. Os comunicadores puderem também optar por participar de uma das três oficinas, que aconteceram simultaneamente: redes sociais, transmissões online ou técnicas de fotografia, onde foi transmitido conhecimentos mais técnicos.

Nossa Senhora da Comunicação rogai pelos comunicadores da Diocese de Osasco!