30 anos de Evangelização e 16 anos de ComVocação

Chegando ao último artigo das edições comemorativas dos 30 anos, falaremos a respeito do maior evento vocacional do país, organizado e desenvolvido pela nossa Diocese, o ComVocação: a festa das Vocações, sempre celebrado, neste ano na sua 16ª edição, no 3º final de semana de agosto, mês em que recordamos as vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais e laicais.

A Festa das Vocações surgiu após um pedido de Dom Ercílio Turco, bispo diocesano da época, ao Padre Marcos Antônio Funchal, que naquele período era um dos formadores de nosso Seminário Diocesano. Padre Funchal, no ano de 2002, convidou leigos e seminaristas para formar a Comissão “Amigos do Seminário” que tinha como meta acompanhar, rezar e estabelecer métodos para prover o Seminário São José, que é uma instituição educacional destinada à formação dos seminaristas da Diocese de Osasco, futuros sacerdotes.

Uma das iniciativas dos “Amigos do Seminário” foi o ComVocação, tendo sua primeira edição sido realizada em 2004 na cidade de Osasco, cidade que sediou as edições posteriores até 2009, na Concha Acústica da Fito. O público e o prestígio aumentaram em cada ano, até chegar a conta de mais de 20.000 pessoas na 6ª edição. A partir da 7ª edição, em 2010, o evento passou a ser realizado nas imediações do Ginásio José Correa, na cidade de Barueri, onde seguiu até 2014 quando voltou para Osasco.

O evento é conhecido em toda a Grande São Paulo e já trouxe diversas atrações da música católica, como também inúmeras congregações religiosas, editoras e meios de comunicação. Já estiveram no ComVocação, as seguintes personalidades: Padre Fábio de Melo, Padre Antônio Maria, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Nilso Motta, Padre Rodrigo Pereira, Adriana Arydes, Celina Borges, Rosa de Saron, Colo de Deus, Martin Valverde, Iahweh, Banda Arkanjos, Fátima Souza, Juninho Cassimiro, Cantores de Deus, a congregação e editora Paulinas, a Toca de Assis, a Comunidade Canção Nova, Comunidade Shalom, entre tantos outros.

Em algumas edições aconteceram eventos preparativos, chamados de “Pré-ComVocação”, foram três até hoje, sendo um acústico, com vários nomes da música católica e dois Festivais de Música, com bandas que apresentaram repertórios próprios, onde tivemos a presença de grandes músicos, professores, compositores, instrumentistas e cantores.

Uma das grandes características do ComVocação é a fraternidade, sendo que o evento é assessorado por mais de mil voluntários das paróquias da Diocese de Osasco. Estes colaboradores se revezam e cuidam para que todos os setores funcionem com êxito. Outro ponto interessante é que os alimentos comercializados na praça de alimentação são todos doados pelas paróquias. O trabalho é exercido com muita alegria e espiritualidade por todos que se engajam nesta causa.

Dezenas de padres ordenados na Diocese foram formados no Seminário São José, estes são responsáveis por mais de 80 paróquias e mais de 500 comunidades distribuídas em treze municípios que compreendem a Diocese de Osasco e hoje colaboram com a organização deste evento que visa auxiliar nos custos da formação dos futuros sacerdotes.

Atualmente os “Amigos do Seminário” são formados por fiéis leigos que buscam auxiliar espiritualmente e financeiramente as vocações sacerdotais diocesanas, subsidiando, principalmente, as obras do Seminário Diocesano São José. O processo formativo desde o ingresso no seminário até a ordenação sacerdotal abrange nove anos que compreendem a formação Intelectual, Humana Afetiva, Espiritual, Comunitária e Pastoral e neste longo processo, a comissão está presente. Seja você também um Amigo do Seminário, colabore com a formação dos futuros padres de nossa Diocese!

SEJA UM AMIGO DO SEMINÁRIO

Faça uma doação

Mitra Diocesana de Osasco

CNPJ: 61.378.774/0002-26

Banco Bradesco: Agência 0470 / Conta Corrente 3030-9.

Diác. Thiago Jordão da Silva

Fonte: Boletim Informativo de Osasco