Voz do Pastor › 16/11/2014

Solenidade de Cristo Rei

Solenidade de Cristo Rei – Dia dos Cristãos Leigos

Aos irmãos presbíteros, aos diáconos e seminaristas, religiosos e religiosas, e a todos os leigos,
Especialmente aos membros dos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos,
Minha saudação e convite.

Prezados Irmãos,
A celebração de Jesus Cristo Rei do Universo, Dia do Leigo, nos proporciona a ocasião de agradecer ao Senhor, nosso Rei, pelos inúmeros benefícios recebidos pela nossa Igreja, através da participação efetiva e comprometida de incontáveis leigos e leigas de nossas comunidades.

Com o coração agradecido, estaremos reunidos no Ginásio José Correia, em Barueri, neste domingo, dia 23 de novembro, a partir das 14h30, os bispos, todos os sacerdotes e diáconos, consagrados e, entre os leigos, os que fazem parte dos Conselhos Paroquiais e Comunitários de Pastoral, e também o Conselho de Assuntos Econômicos, a quem convido e agradeço de modo especial.
“Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja” – constata o Papa Francisco. O Santo Padre se alegra pelo fato de a Igreja contar hoje com um numeroso laicato, “dotado de um arraigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé”. (EG 102)

Porém o Papa Francisco adverte: que essa grande conquista do laicato não ocorre em toda parte, seja por carência na formação, seja por não encontrar espaço nas Igrejas particulares, seja pelo excessivo clericalismo. O fato é que o laicato precisa avançar nesses pontos, para realizar sua missão na Igreja e, sobretudo, no mundo social, politico, econômico, onde ainda não estão presentes os valores cristãos.

Para celebrarmos juntos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo,Rei do Universo, convoco os presbíteros, sobretudo os párocos,os diáconos, os seminaristas, os religiosos e religiosas, os conselhos regionais, paroquiais e comunitários, bem como os ministros, acólitos não instituídos, catequistas, membros de pastorais e movimentos, enfim a todos os diocesanos, para que juntos celebremos a Eucaristia nesta Solenidade.

Missa da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei

Haverá a apresentação e envio dos membros dos Conselhos Paroquiais e Comunitários de Pastoral,os membros do Conselho de Assuntos Econômicos, e novos coordenadores das Regiões e Setores. Os Consagrados se apresentarão para iniciar em nossa igreja o Ano da Vida Consagrada.
Data: 23 de novembro de 2014, às 14h30 – Local:Ginásio José Correa – Barueri – SP

Deus abençoe a todos,
Dom João Bosco Barbosa de Sousa, ofm