Voz do Pastor › 07/10/2014

Dom João celebra o terceiro dia da Novena Solene de Aparecida

Dom João Bosco, celebra o terceiro dia da Novena Solene de Aparecida no dia 5 de outubro, com o lema ‘Maria: Força dos que lutam pela justiça!’, que tem como tema ‘Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!’. Leia abaixo matéria do portal A12 e video com homilia na íntegra:

Novena Solene: ‘Maria, verdadeira missionária da justiça’

Maria: Força dos que lutam pela justiça!’ é o lema que guiou os fiéis neste 3º dia da Novena Solene da Padroeira, que tem como tema ‘Com a mãe Aparecida, ser solidário na dor!’.

novena_solene_thiago_leon_5

Foto de: Thiago Leon

O pregador convidado deste domingo foi o Bispo Diocesano de Osasco (SP), Dom João Bosco Barbosa de Souza.

Diante do Altar Central da Basílica de Aparecida, a devota de Guaratinguetá (SP), Maria Aparecida se emocionou com a acolhida da pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida.

“Nos meus momentos de dor e sofrimento eu me apego a Mãe Aparecida. (…) Mesmo vindo ao Santuário todos os anos e acompanhando todos os dias a Novena de Aparecida, ainda me emocionou como se fosse a primeira vez”, afirmou.

Ajudando os fieis a refletirem a temática da novena, Dom João Bosco destacou que Maria disse o seu ‘sim’ ao plano de um Deus justo e capaz de destronar os imponentes e elevar os oprimidos.

“Maria é a força para vencermos a injustiça, pois em primeiro lugar ela abriu seu coração a Palavra que se fez carne, abriu a sua vida a esse Deus justo e se tornou capaz de viver essa justiça divina. (…)

Para Dom João Bosco, Maria é exemplo para todos, pois soube compreender o sentido da justiça de Deus. O bispo de Osasco enfatizou que todos os cristãos tem, a partir do exemplo de Maria, o convite de buscar vencer a injustiça, buscando a santidade.

“Se Maria, como mulher simples, foi capaz de abrir o coração à Palavra Divina e dizer que é preciso ajustar e justificar esse mundo, Ela também pode nos ensinar a fazer isso (…). Maria nos convida a acordar nosso coração e buscar a justiça”.

novena_solene_thiago_leon_4

Foto de: Thiago Leon

Nos mês das missões, Dom João ressaltou que é preciso entender que a missão de cada cristão é levar a justiça de Deus a todos àqueles que sofrem com as injustiças.

“Maria é a missionária da justiça e nos ensina a sermos permanentemente missionários”, enfatizou o bispo de Osasco.

No dia em que milhões de brasileiros foram às urnas para a escolha de seus novos dirigentes, Dom João pediu que os fiéis se inspirassem na temática deste terceiro dia da novena e ajudem a justiça a caminhar acompanhando a vida política de seus candidatos escolhidos e, ainda citou o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política Democrática, apoiado pela Igreja do Brasil.

“Que possamos celebrar com Maria Santíssima esse novo mundo que Jesus quer: um mundo fraterno, justo e feliz”, concluiu Dom João Bosco.

Reveja a homilia de Dom João Bosco: