Highslide for Wordpress Plugin

13 de Setembro – Rezando pela Paz

Foto: Imagem Internet

Neste domingo, 13 de setembro, vamos lembrar em nossas celebrações que, há um mês, nossa região viveu momentos de dor e de medo, vidas foram ceifadas, famílias sofreram as consequências de uma violência fora do comum, que foi notícia em todo o país. A indignação e a comoção passam, o sofrimento perdura. Por isso, peço a todos que, nas celebrações deste domingo, façamos orações por aqueles que perderam a vida, por suas famílias, e também por todos que sofrem alguma forma de violência e insegurança. Sugiro que rezem, com o nosso povo fiel, esta oração do Ano da Paz, inspirada nas palavras do Papa Francisco:

Senhor, dai-nos a vossa paz, ensinai-nos a vossa paz, guiai-nos para a vossa paz! Deus de Misericórdia, que nos criastes e nos chamais a viver como irmãos,dai-nos força para sermos, cada dia, artesãos da paz.

Infundi em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz. Dai-nos olhar com benevolência todos os irmãos e irmãs que encontrarmos no caminho. Tornai-nos disponíveis para ouvir o grito dos irmãos e das irmãs que nos pedem para transformar as armas em instrumentos de paz, os medos em confiança e as tensões em perdão.

Conservai em nós a chama da esperança para criarmos, com perseverança, opções de diálogo e de reconciliação, para que vença finalmente a paz. Do coração de todo ser humano sejam banidas as palavras: divisão, ódio, violência, guerra!

Senhor, desarmai a nossa língua e as nossas mãos. Renovai nossos corações e nossas mentes.
As palavras “irmão” e “irmã” expressem verdadeiramente encontro fraternal e o estilo de nossa vida revele que “Somos da Paz”, da vossa Paz, Amém!

Lembremos que a paz verdadeira é muito mais do que a ausência de violências e conflitos. A paz, que a Bíblia traduz por “shalom”, usada no dia a dia como saudação e como despedida, exprime o desejo de bem completo, abundância, saúde, realização, harmonia com Deus e com tudo. Quem conhece essa paz deve promove-la, deve se tornar um construtor da paz (cf CNBB, texto-base do Ano da Paz). Sejamos, pois, todos nós, artífices da paz, como nos pede o Senhor, nas bem-aventuranças.

Dom João Bosco, Bispo Diocesano de Osasco

 

Faça o download da Oração do Ano da Paz: http://www.diocesedeosasco.com.br/arquivos