Seminário Diocesano de Teologia São José

Reitor: Padre Vagner João Pacheco de Moraes

Vice-Reitor: Padre Adilson Dias Rampaso

Seminário: casa de formação dos discípulos de Cristo

“Viver em seminário, escola do Evangelho, significa viver o seguimento de Cristo como os apóstolos; significa deixar-se iniciar por ele no serviço do Pai e dos homens, sob a orientação do Espírito Santo; significa deixar-se configurar a Cristo, Bom Pastor, para um melhor serviço sacerdotal na Igreja e no mundo. Formar-se sacerdote significa habituar-se a dar uma resposta pessoal à questão fundamental de Cristo: ‘Tu me amas?’. A resposta, para o futuro sacerdote, não pode ser senão o dom total de sua própria vida” (PDV 42).

Os estudos teológicos têm quatro anos de duração e devem ser realizados de modo a alcançar o objetivo proposto pelo Concílio Vaticano II: “que os estudantes possam apuradamente haurir da Revelação divina a doutrina católica” (OT, n.16) Devem também levar o futuro presbítero a perceber claramente as consequências de revelação divina com relação à missão da Igreja e ao compromisso dos cristãos pela transformação da sociedade. Ao futuro presbítero não falte a consciência de que “toca à Igreja, e profundamente, o empenhar-se pela justiça trabalhando para abertura da inteligência e da vontade às exigências do bem”

O estudo da teologia deve ser, antes de tudo, pastoral e a serviço da evangelização do mundo contemporâneo, com o qual procura diálogo. Ela deve propor, de forma positiva as grandes verdades da revelação cristã, numa linguagem que as torne compreensíveis ao homem de hoje.

É neste período que acontecem os ritos de admissão às ordens sacras, instituição no ministério de leitor e acólito.

Rua Francisco Haro Alaminos, 81 Vila São José - Osasco / SP CEP: 06290-050
teologiaosasco@gmail.com