Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Vocação – chamado de Deus que espera uma resposta

Caro jovem: alguma vez lhe veio a pergunta: Senhor, o que queres que eu faça? Você já se questionou sobre sua vocação? Aliás, o que seria vocação? Um dom? Um convite? Um chamado? Em nosso coração ressoa forte uma Voz. Surge um apelo interior que nos faz refletir sobre o que somos e o que queremos ser…
– Para onde vou direcionar toda minha vida?
– Por que não pensar no meu futuro?
– Há muitos caminhos que posso escolher em minha vida, mas qual é o que devo seguir para ser verdadeiramente feliz?

Tais perguntas nos mostram um propósito maior para nossa vida, como: ao procurar construir nosso futuro e descobrirmos através da escolha qual o caminho melhor a trilhar. Neste itinerário não estamos sozinhos. Deus nos dirige o Seu chamado. Ele nos aponta um caminho para realizarmos nossa existência e alcançarmos a felicidade a qual somos destinados.

Senhor, colocastes em meu coração o
Desejo de ser feliz e realizar minha vida.
Ajuda-me a alcançar este propósito!

Será que Deus me chama? Como posso descobrir?
Certamente Ele está chamando você…Todos somos chamados! Entretanto, cada um é convidado a seguir um caminho próprio, uma vocação específica. Na Igreja há quatro grandes chamados: vocação Leiga, vocação Sacerdotal, vocação Religiosa e vocação Missionária. São estes os caminhos concretos pelos quais nos colocamos no seguimento de Cristo. Como ocorreu com os discípulos, Cristo também nos chama a confrontar nossa vida com Ele. Eu vos escolhi…Por isso, “Vem e segue-me” (Mt9,9)
Contudo, não basta descobrir para qual caminho Ele nos chama. A vocação implica em uma resposta pessoal. Com a própria vida, vou manifestando o modo como estou respondendo a minha vocação.
Para descobrir a própria vocação são importantes cinco passos: a Oração, a Percepção, a Informação, a Reflexão e por fim, a Decisão. Muito ajudará para realizá-los bem, participar de Encontros Vocacionais.

A qual caminho concreto Deus me chama para colocar minha vida a serviço?
Será ser Padre Diocesano?

 

                                                                    Foto: Pascom Diocesana

 

Padre Diocesano – um chamado ao serviço
Entre as vocações que Deus chama um jovem está a de ser Padre. Escolhido por Deus, o Padre Diocesano coloca sua vida a serviço da Igreja em uma diocese. Pelo sacramento da Ordem, configura-se a Cristo-sacerdote. Sua missão é estar junto do povo de Deus e no meio da comunidade ser presença viva e atuante de Cristo, o Bom Pastor. Por isso, dedicará sua vida a ensinar a Palavra de Deus, pelo Testemunho e pela pregação, santificar os fiéis pelos sacramentos, organizar e guiar a comunidade cristã a ele confiada. Chamado a ser homem de Deus, exercerá sua missão numa Paróquia ou em outro serviço que lhe pedir o Bispo Diocesano.

A Diocese de Osasco é formada por 13 municípios sendo a maior parte deles da grande São Paulo e interior do Estado com aproximadamente
2 milhões e meio de habitantes com 87 paróquias, 1 área pastoral e 547 comunidades.

 

O QUE É O SEMINÁRIO DIOCESANO?
O “Seminário Maior Diocesano São José” é a instituição destinada à formação dos futuros padres da Diocese de Osasco. O Seminário acolhe os jovens chamados por Deus ao sacerdócio. Estes jovens fizeram a experiência da fé nas nossas comunidades e paróquias e descobriram a vocação ao Sacerdócio. “É a comunidade promovida pelo Bispo, para oferecer, a quem é chamado a servir como os Apóstolos, a possibilidade de reviver a experiência formativa que o Senhor reservou aos Doze.” (PDV, 60)

COMO SE FORMAM OS PADRES DIOCESANOS?
Após discernimento vocacional e uma experiência comunitária de um ano no propedêutico são acolhidos e formados no Seminário num período de oito anos, sendo 2 anos da Etapa Discipular (na Casa de Filosofia), quatro anos na Etapa Configurativa (Casa de Teologia) e um ano de Síntese Vocacional. Ao longo destes anos, eles vivem na comunidade do Seminário sendo acompanhados pelos reitores e formadores, fazem os estudos eclesiásticos e exercem serviços pastorais nas paróquias. Após este período de discernimento e amadurecimento, são ordenados padres para o serviço pastoral de nossa Diocese.

Temos barcos,
Temos redes,
Só faltam pescadores!!!
Venha ser você um pescador de Cristo…
E deixando tudo, o seguiram”.
Lc 5, 11

Se você quiser discernir melhor sua vocação,
Participando de encontros vocacionais (que ocorrem todo terceiro domingo de cada mês das 9h às 16h – no Seminário São José) ou quiser
Qualquer esclarecimento, entre em contato conosco:

PASTORAL VOCACIONAL SEMINÁRIO SÃO JOSÉ
Rua Anastácia Jachimov, 151 – Vila São José – Osasco – SP
Cep: 06290 – 180 Tel: (11) 3687-7197 / (11) 3656-1202
E-mail: pvocacionalosasco@gmail.com; filosofiaosasco@gmail.com; teologiaosasco@gmail.com

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X