Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

Em destaque: Paróquia Santa Catarina de Alexandria

A Paróquia de Santa Catarina de Alexandria está situada na Rua da Servidão s/n, Praça da Igreja – Bairro Dona Catarina no município de Mairinque – SP, faz parte da região pastoral São Roque. Composta por seis Igrejas: Igreja Matriz Santa Catarina de Alexandria, Santa Teresinha do Menino Jesus, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Imaculada e São José. A paróquia comemorou três anos de sua edificação no dia 11 de março. Teve por primeiro pároco Pe. Sergio Medeiros, hoje a paróquia é administrada pelo Pe. Alexandre Augusto Silles pároco da Paróquia São José (Mairinque) e pelo vigário Pe. Carlos Augusto de Andrade, que trabalham os aspectos financeiros e pastoral.

  • Comunidade Matriz: nasceu há mais de cem anos, construída pela proprietária da fazenda, Catarina, devota à Santa, construída por mão de obra escrava, hoje a Igreja guarda uma arquitetura simples de traços coloniais. São diversas ações para poder manter o patrimônio religioso e cultural que expressão a devoção do povo a Santa Catarina de Alexandria. A festa da padroeira é celebrada no dia 25/11, a missas nos domingos às 8h00 e 11h00; e nas sextas às 19h30.
  • Comunidade Imaculada Conceição: teve início em meados de 1984, com terreno doado no mesmo ano pelo proprietário João Machado, muito conhecido na região. As obras da comunidade receberam ajuda da Prefeitura Municipal de Mairinque, na gestão do Prefeito Bellini e de fiéis da região. Havia Santa Missa, mas não com frequência fixa, pois vinham padres de outras Paróquias, principalmente do Centro de Mairinque. A cada dois meses Padre Francisco P. Potiguar vinha celebrar na comunidade. A comunidade Imaculada Conceição localiza-se na Estrada Municipal da Capuava s/n, no bairro Capuava. A Festa da padroeira é celebrado no dia 08 de dezembro, as missas são celebradas nos sábados às 19h00.
  • Comunidade São José: nasceu no ano de 1996 por um grupo de moradoras que organizou uma festa em louvor a São José, já que o loteamento chamava-se Lagos de San José. A primeira missa foi na Associação de Moradores do bairro foram convidados Monsenhor Camilo Ferrarini  e Padre Paulo Mercieca. O pároco da São José em Mairinque era Padre Bóris. Padre Paulo Mercieca, assume a Paróquia São José e também fortalece o compromisso de celebrar uma vez por mês. A primeira missa celebrada por Padre Paulo na comunidade foi no dia 06/2/2000. Em 2004, com a divisão das Paróquias São José e Nossa Senhora Aparecida, passou a pertencer à Nossa Senhora Aparecida com o novo Pároco, Pe. Otto de Miranda, e assim a comunidade torna-se oficial na Diocese de Osasco. Em 2006, Padre Max assumiu a paróquia e incentivou a compra de um terreno. O pagamento do terreno foi feito de forma coletiva, fiéis da comunidade contribuíam mensalmente para pagar as parcelas. A primeira missa realizada já no espaço físico da comunidade São José foi no dia 22/7/2009. A Festa do padroeiro é celebrado no dia 19 de março, as santas missas são realizadas nos domingos às 9h30.
  • Comunidade de Nossa Senhora Aparecida: foi fundada em 1987 com o terreno doado pelo Sr. Mário Okamoto. Eram realizadas missas uma vez por mês por Padre Bóris. Em 1999, Padre Paulo chega e junto com as irmãs Missionárias de Jesus Sacerdote. A primeira missa de Primeira Eucaristia na comunidade foi em 2005, por Padre Otto de Miranda. Neste ano instalou-se o sacrário na comunidade. A festa da padroeira é do dia 12 de outubro e as missas são celebradas nos domingos às 9h30 e nas quartas às 19h30.
  • Comunidade Nossa Senhora do Rosário: nasceu em 1993, o Sr. Godinho de Moraes doou o terreno para que fosse construída a Capela no Bairro Cristal. Devido a Imagem de Nossa Senhora do Rosário acompanhar sua família por várias gerações, assim se denominou comunidade Nossa Senhora do Rosário a Capela levantada no local. A comunidade fazia parte da Paróquia São Francisco de Paula, em Alumínio, com missas a cada dois meses celebrada por Padre Francisco de Paula. Após a instalação da Área Pastoral Santa Catarina de Alexandria, a comunidade deixa de fazer parte da paróquia de Alumínio. A Festa da padroeira é no dia 07 de outubro e as missas são celebradas nos sábados às 19h00 e nas quintas às 19h30.
  • Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus: iniciou suas atividades com grupos de oração. No ano de 1990 deu-se início às celebrações na Capela da Chácara Vivenda dos Pimentas. Frei Patricio Sciadini sugeriu o nome da comunidade e Frei Antônio orientou a comunidade na parte administrativa e burocrática. Em 1996, a comunidade começou a arrecadação do dízimo e em 2004, passa a pertencer à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, centro de Mairinque. A construção foi iniciada um mês após a posse do Pe. Sérgio como administrador da Área Pastoral Santa Catarina de Alexandria, em 2012. A missa de inauguração do salão foi realizada no dia 01/10/2013. A festa da padroeira é celebrada no dia 01/10. E as missas são celebradas nas terças às 19h30.

 

  Pe. Carlos Augusto de Andrade

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X