Criação e Instalação

CRIAÇÃO E INSTALAÇÃO DA DIOCESE DE OSASCO

A Diocese de Osasco foi criada em 15 de março de 1989 e instalada em 1o. de maio de 1989. Em agosto do mesmo ano deu-se início a elaboração do Primeiro Plano de Pastoral, com o levantamento da realidade eclesial e social urbana e rural dos então nove municípios da Diocese.

Devido as circunstâncias sociais e religiosas da população, o objetivo desse primeiro levantamento era poder entrar em contato e conhecer as dificuldades reais para a evangelização quanto à moradia, trabalho e salário, família, saúde, educação, transportes, meis de comunicação social, migração, economia, política e cultura.

A primeira Assembleia Diocesana para encaminhamento do Primeiro Plano de Pastoral realizou-se em 9 de dezembro de 1989. Num processo de assembléias comunitárias e paroquiais, ocorridas em julho de 1990 e assembléias setoriais, ocorridas em agosto de 1990, foram escolhidas as prioridades da Diocese: formação, fé e política e CEBs e confirmadas em Assembléia Diocesana, ocorrida em 20 de outubro de 1990, que contou com a presença de 170 representantes setoriais, pastorais e de movimentos.

Na Festa de Cristo Rei, do dia 25 de novembro de 1990, foi promulgado o Primeiro Plano de Pastoral. No mesmo dia os membros dos Conselhos de Pastoral e os Ministros receberam, solenemente, o mandato para atuarem em suas próprias comunidades e paróquias.

Para a elaboração do Segundo Plano de Pastoral (1994 – 1997) , foram utilizados os mesmos critérios de ação e participação do plano anterior:

– Assembleia Diocesana em 13 de fevereiro de 1993
– Planejamento nas comunidades de março a agosto de 1993
– Assembleias Setoriais de agosto a outubro de 1993
– Assembleia Diocesana em 30 de outubro de 1993, que reuniu 250 pessoas, representantes dos seis setores da Diocese de Osasco, com o seguinte objetivo:
– avaliar os resultados das prioridades anteriores, através de relatórios que foram elaborados para esse fim;
– apresentação, por setor, de três novas prioridades, bem como suas justificativas e objetivos
– definição das novas prioridades da Diocese, baseando-se nas prioridades apresentadas pelos setores. Nessa Assembléia Diocesana, definiu-se que as prioridades da Diocese para os três seguintes anos seriam: saúde, moradia e família.

O quinqüênio 1995-1996 iniciou-se com as Visitas Pastorais de Dom Francisco.

A Assembleia Diocesana realizada em 22 de junho de 1996 optou por não escolher três prioridades como até então vinha sendo feito mas, ao invés disso, adotar o Jubileu do Ano 2000 como prioridade única do Terceiro Plano de Pastoral. A mesma assembléia aprovou também a formação da Comissão Central e a criação de cinco Comissões Específicas: serviço, anúncio, diálogo, testemunho e comissão celebrativa.

A celebração da Festa de Cristo Rei do dia 24 de novembro de 1996, marcou a abertura oficial na Diocese do triênio de preparação ao grande jubileu, bem como do Terceiro Plano de Pastoral.

Durante a vigência do Terceiro Plano de Pastoral ocorreu:

– 1997-Revisão dos Conselhos Regionais de Pastoral
– 1998-Formação do Conselho Diocesano de Pastoral, durante assembléia ocorrida no dia 7 de novembro de 1998
– 1999-Efetivação do CDP e criação dos Setores das Pastorais e dos Serviços Missionários no Ministério da Coordenação Pastoral, durante assembléia ocorrida no dia 13 de março de 1999
– Encontro com os Conselhos Paroquiais, ocorrido no dia 11 de setembro de 1999

CLIQUE AQUI para ler mais sobre a instalação da Diocese de Osasco, no Boletim da época.