Highslide for Wordpress Plugin

Freis Carmelitas Descalços

Nome canônico: Ordem dos Irmãos Descalços da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo - OCD

Site: http://centroteresiano.com.br/

cte.centroteresiano@gmail.com

Centro Teresiano de Espiritualidade
Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Rodovia Raposo Tavares, km 64
Bairro do Marmeleiro
Caixa Postal 57 – CEP: 18130-970 – São Roque – SP

Telefone: (11) 4712-2270

Fax: (11) 4712-6976

O Centro Teresiano de Espiritualidade é uma casa dirigida pelos Frades Carmelitas Descalços que oferece retiros e cursos na área da espiritualidade. A casa também acolhe paróquias e grupos que queiram realizar seus retiros, encontros, congressos, assembleias e outros eventos. O nosso espaço também é ideal para a realização de convenções de empresas, com total privacidade e quietude.

O nome Centro Teresiano de Espiritualidade (CTE) foi pensado durante vários encontros dos Carmelitas Descalços nos anos 80, quando o Seminário de Santa Teresinha do Marmeleiro foi transformado num Centro de Espiritualidade. Com o nome “Teresiano” queríamos abraçar as duas grandes Teresas. A de Ávila, mãe do Carmelo, que com sua doutrina ilumina toda a Igreja e, naquele tempo, sendo no Carmelo a única doutora da Igreja, queríamos que esta casa difundisse a espiritualidade da Doutora Mística. Ao mesmo tempo queríamos que também estivesse presente a pequena Teresa do Menino Jesus, com sua infância espiritual e sua presença que, por tanto tempo, estava unida ao Seminário. Assim optou-se pelo nome Centro Teresiano de Espiritualidade. As duas Teresas estariam presentes para sempre na nova reestruturação e vida desta casa de Deus.

Os Frades Carmelitas que passaram por aquela casa tiveram uma preocupação: fazer com que a espiritualidade do Carmelo fosse difundida e partilhada através de retiros, encontros e cursos. Desejávamos que o Centro fosse uma fonte de espiritualidade e que as pessoas pudessem aqui encontrar um pedaço do céu, um recanto do paraíso e encontrarem-secom o Senhor, o Deus vivo.

No início havia um programa tímido, quase receoso e com poucos cursos por ano, mas depois a demanda aumentou e os programas do Centro Teresiano se
tornaram cada vez mais enriquecidos. O Carmelo é consciente de sua missão: manter acesa na Igreja a chama da oração, ser uma presença amiga no caminho das pessoas que buscam a Deus. A mistagogia do Carmelo tem como finalidade acompanhar as pessoas nos primeiros passos da sua vida espiritual.

Ao longo de mais de 30 anos o Centro Teresiano de Espiritualidade tem sido farol para o Carmelo e a Igreja do Brasil.Ele não se fechou numa espiritualidade recatada e intimista, mas abre-se constantemente ao novo.

Santa Teresa, embora monja de clausura, sempre teve o ideal de espalhar o amor de Deus no mundo. São João da Cruz, com seus escritos e sua pastoral, foi um dos maiores difusores da espiritualidade do seu tempo. Seguindo os passos desses grandes místicos da Igreja, pais do Carmelo Teresiano, o Centro quer ser presença para a Igreja e a Vida Consagrada no Brasil.