Highslide for Wordpress Plugin

Franciscanas Filhas da Divina Providência – FFDP

Fundador: Frei Nicolau Leurs, Ofm

Site: http://franciscanasprovidencia.org.br/

Contato vocacional: sav@franciscanasprovidencia.org.br

sd@franciscanasprovidencia.org.br

Educandário São Domingos
Rua Presgrave do Amaral,160 – Vila dos Remédios
CEP: 05103-010 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3621-5657 / 3625-1326
e-mail: sd@franciscanasprovidencia.org.br

Centro Comunitário Santa Clara
Avenida dos Remédios, s/nº – Vila dos Remédios
CEP: 06298-005 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3625-1335
e-mail: sc@franciscanasprovidencia.org.br

Fraternidade Sede Geral
Rua: Nossa Senhora do Monte Serrat, 370 – Bairro do Ferreira
CEP: 05524-060 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3751-0693 / 3751-0701 / 3751-0733
e-mail:sede@franciscanasprovidencia.org.br

A Congregação das Franciscanas Filhas da Divina Providência, foi fundada por Frei Nicolau Leurs Ofm, no dia 15 de agosto de 1930, na cidade de São Paulo.

Frei Nicolau era confessor das irmãs desde 1925. Em 1930, foi convidado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, para dar formação a um grupo de irmãs que estavam ligadas a Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência. “Frei Nicolau, o “homem da Providência”, chegou na hora certa, ocupando discretamente e sem maiores pretensões, seu lugar na história daquela que iria se tornar uma nova Congregação na Igreja, com um novo Carisma e uma identidade própria. A presença do franciscano entre as irmãs se estendeu por cerca de oito anos, desde 1925, quando era confessor da casa da Mooca, até 1933, quando foi transferido para Campos do Jordão”. Os últimos três anos foram de acompanhamento mais intenso. Deu-lhes formação Franciscana, um novo nome, normas segundo o Direito Canônico, Agregou à Ordem dos Frades Menores, e a Regra da Terceira Ordem Regular de São Francisco e novo hábito. A intensidade da formação dada por frei Nicolau deixou uma marca indelével na alma de algumas mulheres da casa. Esta marca foi mais forte entre as religiosas mais jovens e entre as que estavam ingressando na casa nos anos em que o religioso acompanhava mais de perto as irmãs. E esta marca foi tão decisiva que, apesar de toda a oposição de um grupo que por diversos motivos não aceitou as orientações do franciscano, algumas mulheres constituíram um “núcleo duro”, capaz de resistir a todos os obstáculos e barreiras, para manter a espiritualidade e o carisma franciscano que um dia lhes havia tocado profundamente na alma. Ao lado de frei Nicolau como fundador, destaca-se a figura de Madre Agnela de São José. Irmã Messias Catarina do Céu e Irmã Maria Egidia da Conceição, como cofundadoras.

Nosso carisma
Iluminadas, impulsionadas e revigoradas, pela ação do Espírito Santo e motivadas pelo exemplo de vida do nosso Fundador, acolhemos nosso Carisma como dom, graça e compromisso.