Highslide for Wordpress Plugin

Congregação Ressurrecionista

Nome canônico: Congregação da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo - CR

Fundador: Bogdan Janski, Pedro Semenenko e Jerônimo Kajsiewicz

Residência Paroquial São Paulo da Cruz
Rua: Imperatriz, 119 – Jardim Santo Antônio
CEP: 06130-030 – Osasco – SP
Telefone: (11) 3609-6976 / 3591-2684

Casa Provincial
Avenida Doutor Vital Brasil, 1.185 – Butantã
CEP: 05503-001 – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3726-2618 / 3726-2951

A Congregação da Ressurreição é uma comunidade religiosa internacional dentro da Igreja Católica Romana de padres, diáconos permanentes e irmãos que trabalham em paróquias e institutos, em quinze países do mundo. A Congregação é organizada em três províncias administrativas (Ontário-Kentucky, Estados Unidos da América e Polonesa) e uma região ( Sul-Americana), com a Casa Geral localizada na cidade de Roma.

Como religiosos consagrados, nós professamos votos de pobreza, castidade e obediência. “Pelos votos de pobreza, castidade e obediência, dedicamo-nos e consagramo-nos totalmente a Cristo Ressuscitado em nossa vida religiosa. Nesta dedicação existe um ato de fé, pelo qual respondemos ao chamado de Deus para que nos entreguemos completamente à Ele, à Igreja e à Congregação, com todos os nossos talentos, habilidades e forças humanas” (Constituições da Congregação da Ressurreição, artigo 13).

Nossa comunidade religiosa teve inicio em Paris, França, no dia 17 de fevereiro de 1836, sob a liderança de Bogdan Janski. A comunidade se desenvolveu a partir do ambiente social do Grande Êxodo Polonês que aconteceu depois da Insurreição de Novembro de 1830, e nasceu das necessidades espirituais deste ambiente. Janski se tornou o apóstolo leigo líder dos imigrados poloneses em França. Este empreendimento obteve um grande sucesso e perseverança a ponto de guiar muitos imigrados à renovação de suas vidas religiosas e até ao sacrifício de si mesmos por Deus e pelas outras pessoas.

Depois da morte do nosso fundador no dia 02 de julho de 1840, seus discípulos sob a direção de Pedro Semenenko e Jerônimo Kajsiewicz, co-fundadores da Congregação, continuaram a desenvolver as suas idéias e a viver em comunidade. No domingo de Páscoa, 27 de março de 1842, juntamente com cinco outros clérigos, eles professaram os seus primeiros votos nas Catacumbas de São Sebastião em Roma. Eles desejavam dedicar-se ao Senhor Ressuscitado e portanto se chamaram “Irmãos da Ressurreição”.

JPII Jubileusz4″Como membros de uma Congregação dedicada à renovação da sociedade através de uma vida marcada pelo Mistério Pascal, proclamais com grande fervor a presença do Salvador em meio às pessoas, hoje e em todos os tempos. O mundo precisa do vosso testemunho e zelo apostólico. Eu vos encorajo em vossa tarefa e vos asseguro que sois sempre recordados em minhas orações”.

João Paulo II
Papa: bispo de Roma
4 de janeiro de 1987