Highslide for Wordpress Plugin

Congregação da Sagrada Família de Bérgamo – CSF

Nome canônico: Congregação da Sagrada Família de Bérgamo

Fundador: Santa Paula Elisabete Cerioli

Site: http://www.csfbrasil.com.br/new/index.php/en/

Sede da Delegação / Casa de Acolhida
Rua: Padre Giuseppe Angêlo Bertoli, 56 – Centro
CEP: 06600-100 – Jandira – SP
Telefone: (11) 4789-5525 / 4707-2029

Residência Paroquial Nossa Senhora Medianeira de todas as graças
Rua: Ismênia de Abreu Dias, 100 – Vila Dr. Cardoso
CEP: 06656-000 – Itapevi – SP
Telefone: (11) 4141-2176 / 4141-4985

…nasce a Congregação masculina…

A Fundadora insistia na oração junto ao Senhor para que fizesse encontrar a pessoa certa para iniciar esse segundo trabalho que, na verdade, foi a primeira inspiração que havia sentido logo depois da morte de seu querido filho, que lhe havia previsto que Deus a haveria de tornar mãe de muitos filhos, em substituição a ele.

Houve algumas tentativas de colaboração, conforme os conselhos do Bispo, com padres que cuidavam de meninos, mas não deu certo porque aquelas obras não coincidiam perfeitamente com a dela, que deveria ser à vantagem exclusiva dos camponeses. Mas a hora de Deus chegou e a Providência lhe apresentou um certo João Capponi, da cidade de Lefe: ele era muito estimado e amado por ser enfermeiro e ecônomo no Hospital Municipal de sua cidade. Além disso cuidava da formação espiritual dos jovens da Paróquia. Ir. Paula Elizabete o acolheu com entusiasmo propondo-lhe o projeto da fundação do Instituto masculino Sagrada Família, e convidando-o a assumir o encargo da direção. O jovem emudeceu, abaixou os olhos e humildemente respondeu que se considerava incapaz para tal empreendimento. A Madre que era acompanhada e o Cônego Valsecchi que a acompanhava, não esmoreceram, convidando-o a ouvir também a opinião do Bispo Don Speranza. No encontro com o Bispo resolveu-se o problema: com efeito este falou ao jovem Giovanni Capponi: “o que você vai iniciar será para maior gloria de Deus. Vá! E esteja seguro, que Deus o ajudará; não duvide de que você ficará para sempre neste Instituto a serviço de Deus e do próximo”.

Com a benção do Bispo e do Cônego Valsecchi, no dia 4 de novembro de l863, dia de S. Carlos (onomástico do seu Carlinhos) com uma cerimônia religiosa deu-se início a nova obra em Villa Campagna de Soncino (Cremona), herança recebida de seus pais.