Cônegos Regulares Lateranenses – CRL

Nome canônico: Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho da Congregação do Santíssimo Salvador Lateranense

Site: http://www.conegoslateranenses.com.br/

Colégio Nossa Senhora dos Remédios
Avenida Nossa Senhora dos Remédios, 348 Vila dos Remédios
CEP: 06298-010 – Osasco – SP

Seminário e Casa Provincial
Rua: Santa Erotildes, 491 – Vila dos Remédios
CEP: 06298-060 – Osasco – SP
Telefone: (11) 3687-8761

Casa da Acolhida
Rua: Judite Sales D´Ávila, 58 Jardim D´Ávila
CEP: 06288-110 – Osasco – SP
Telefone: (11) 3601-0645

Na história da Congregação Lateranense é preciso distinguir três grandes períodos: o primeiro se refere ao antigo priorado regular de Latrão (isto é, a casa central com várias dependências); o segundo se refere á verdadeira e autentica congregação, nascida no século XV; o terceiro, quando a Congregação Lateranense une-se á Congregação Renana (1823).

Em São Paulo os cônegos se estabeleceram em um bairro muito longe do centro com pouquíssimos recursos. Mas com a graça de Deus, a colaboração da província italiana, e a generosidade dos fieis, conseguiram construir uma grande e majestosa igreja dedicada a Nossa Senhora dos Remédios; consagrada pelo card. Paulo Evaristo Arnes. Em seguida, para responder ás necessidades do povo, a maioria imigrante do nordeste, construíram um prédio escolar com diferentes cursos, diurnos e noturnos; e também uma creche para 300 crianças.

Desde o inicio os padres preocuparam-se de cuidar da pastoral vocacional com um seminário menor em S. Lúcia, atualmente sede do noviciado, em Caxias foi construído um segundo seminário para estudantes de nível médio; a comunidade de Curitiba acolhe jovens seminaristas estudantes de filosofia. E em São Paulo termina-se a formação com o curso de teologia.

Também a província Franco-belga, obrigada a retirar seus missionários do Congo, por causa da revolução, enviou seus missionários ao Brasil, abrindo um novo centro canonical no estado da Paraíba, era o ano de 1968.

Com a morte do último missionário francês, os confrades italianos, já com suficiente número de confrades brasileiros, assumiram a mesma terra, instalando-se na cidade de Solânea e em seguida na cidade de Campina Grande. Neste mesmo tempo foi aberta uma nova comunidade na diocese de Nova Iguaçu (Rio de Janeiro), cujo bispo atual é um cônego regular, D. Luciano Bergamin.

Hoje o Brasil, tendo-se tornado província autônoma no ano 2000, está constituída de nove comunidades a serviço de 13 paróquias e numerosas capelas, e um centro de espiritualidade nas cercanias de Pirapora do Bom Jesus (São Paulo).