Vocação: conheça a Ordem dos Freis Carmelitas Descalços

Foto: Brasão Oficial da Ordem

Ordem dos Irmãos Descalços da Virgem Maria do Monte Carmelo – Freis Carmelitas Descalços

Chamam-se “Carmelitas” porque a sua origem remota é a Ordem do Carmo, nascida no século XII no Monte Carmelo, no atual estado de Israel, pelos eremitas com um estilo de vida inspirado no profeta Elias.

“Descalços” para se distinguirem dos seguidores dessa raiz original, pois resultam da reforma desta ordem mendicante, promovida por Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, em 1568, em Ávila, Espanha.

Teresa mostrou “querer conservar a continuidade do Carmelo”. O que é novo não é o passado, mas sim o progresso, o olhar o futuro, que nos leva a pensar que Santa Teresa “quis que nascesse um novo estilo de vida religiosa”, e o fez sempre em fidelidade à Igreja.

Santa Teresa

Em Santa Teresa há um crescimento que vai desde o seu desejo de reformar-se a si mesma e de reformar a sua ordem, que motiva a fundação de São José de Ávila, em 1562, até uma preocupação eclesial, o da unidade da Igreja, a velha cristandade, e finalmente, a preocupação apostólica ao descobrir a missão, os novos espaços que se abrem para a Igreja na América, o novo mundo.

O final de todo este processo será o desenvolvimento fundacional que se inicia e que ocupará o resto da sua vida, e dar à luz aos frades descalços, com São João da Cruz e o frei António de Jesus em Duruelo, em 1568. Transmitiu-lhes não só o seu estilo de vida, mas também a sua paixão ou preocupação pela Igreja e pela salvação das almas, o seu ideal apostólico e missionário.

A “Província São José”, está presente na região sudeste, centro-oeste, nordeste do Brasil.

Formamos uma Ordem Religiosa que nasce no coração de Santa Teresa de Jesus, que buscou na fundação de diversas comunidades femininas e masculinas de carmelitas descalços servir à Igreja. As irmãs carmelitas de vida contemplativa e, através de uma vida de oração e fraternidade, formam comunidades que animam a Igreja desde o seu coração. Os frades, nascemos do desejo de Teresa de que a Ordem fosse de fato uma família, onde a contemplação e o apostolado formassem uma só realidade.

O Carisma-Missão dos frades abraça duas realidades importantes da vida cristã:

• A espiritualidade: acreditamos que toda caminhada de fé tem por finalidade nos tornar “amigos fortes de Deus”;
  • O apostolado: caminhamos com o povo de Deus e somos parte dele, através do atendimento paroquial visa formar uma Igreja cada vez mais viva, atuante e orante.

Nossa presença possui 100 anos de história. Já estivemos em muitos lugares, e hoje nossa presença está em São Paulo, São Roque, Rio de Janeiro, Caratinga, Brasília, Piedade de Caratinga, Belo Horizonte, Maceió e Cândiba/BA. Nosso carisma é dinâmico e queremos sempre estar atentos às necessidades da Igreja em que, com nosso estilo de vida, possamos ser auxílio.

A Ordem dos Carmelitas Descalços é uma “árvore” com três ramos diferentes: um feminino, de irmãs de vida contemplativa que vivem em conventos de clausura; um masculino, de frades e padres que vivem em pequenas comunidades; e um misto, de leigos seculares que vivem em fraternidades. Em comum, “a oração, a vida em comunidade, a amizade e o serviço à Igreja”.

O Carmelo é consciente de sua missão: manter acesa na Igreja a chama da oração, ser uma presença amiga no caminho das pessoas que buscam a Deus. A mistagogia do Carmelo tem como finalidade acompanhar as pessoas nos primeiros passos da sua vida espiritual.

Frei Fritz Kintz, OCD

Fonte: BIO - Boletim Informativo de Osasco