Highslide for Wordpress Plugin

Diocese de Osasco

Últimas Notícias

BIO, Diocesanas, Notícias › 15/08/2019

Testemunho de Fé: como um padre mudou a vida de uma família inteira.

 

Nerci Monteiro Piunti, Psicóloga Clínica e Perita do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Osasco, durante palestra sobre depressão e ansiedade.

Os padres, ao viver em comunidade e pregar a Palavra de Deus influenciam positivamente a vida de inúmeros fiéis. Foi o que aconteceu a uma humilde família que desembarcou no Jd. Veloso, quando a urbanização ainda nem havia chegado ao local.

É o que conta a Psicóloga Clínica e Perita do Tribunal, Nerci Monteiro Piunti.

“Meus pais trabalhavam na roça em uma pequena cidade chamada Junqueirópolis, no interior de São Paulo, quando resolveram se mudar para Osasco. Eu tinha apenas 5 anos; a mais velha de 5 irmãos.

O Jd. Veloso ainda era um lugar muito deserto, parecia mais uma chácara, e a igreja mais próxima era a Paróquia Imaculada Conceição (Km 18/Osasco). A primeira coisa que meus pais fizeram, então, foi ir até a igreja procurar o padre para pedir ajuda, pois meu pai precisava de trabalho. O padre, então, marcou uma visita.

Eu me lembro que aquele dia foi muito especial; ficamos todos sentados em volta de um banco esperando o padre chegar.  Nossa pequena casa ficava em uma baixada e de longe vimos ele se aproximar. Era o Padre Rafael.

A primeira pergunta do padre foi se éramos batizados e já mandou escolher os padrinhos. Então, ele disse ao meu pai que estava precisando de servente na igreja e à minha mãe disse que poderia começar no grupo de mães. Comentou, ainda, que iria nos ajudar com uma sacola dos pobres.

A nossa alegria foi muito grande. Meu pai começou a trabalhar, minha mãe aprendeu a costurar, meus irmãos e eu fomos todos batizados, começamos frequentar as missas e ajudar na igreja. Nossa vida começou a mudar graças à ajuda do Padre Rafael, que nos proporcionou emprego, comida e, também, alimento espiritual.

“Sou grata a minha igreja e por ter padres que têm olhos para o seu povo. As mudanças e as transformações em nossas vidas começaram a partir daquele momento; que ficou marcado para sempre em nossos corações”, contou Nerci que hoje faz um trabalho de atendimento psicológico junto aos padres, seminaristas e propedeutas.

“Quando eu me formei em 2005, em Psicologia, eu fui até a Diocese de Osasco para oferecer meus serviços em Psicologia Clínica para os padres. Começamos com uma atividade em grupo, depois comecei a atender os seminaristas propedeutas. Sempre frisando a importância do atendimento individual, hoje atendo os padres em minha clínica, assim como os seminaristas do Seminário São José. Também faço palestras sobre depressão e ansiedade nas igrejas e desde março desse ano, junto com a diocese, realizamos um Encontro Vocacional mensal para o Propedêutico. Em breve, faremos uma formação para os novos padres, com até 1 ano de sacerdócio e diáconos”, finalizou a psicóloga que teve sua vida transformada por um padre e hoje, humildemente, se dedica a colaborar para o bem-estar dos padres e da comunidade, com extensa história de serviço à igreja.

Rezemos por nossos padres e que Deus abençoe suas missões!

Por Daniela Nanni – Redação BIO

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X