BIO, Destaques, Diocesanas, Notícias › 24/07/2019

Paróquia São Roque – Região Pastoral Carapicuíba

A Paróquia São Roque de Carapicuíba foi criada por Decreto de S. Ema. o Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, no dia 1º de setembro de 1984. Foi criada com territórios desmembrados das Paróquias de São Lucas e de Nossa Senhora Aparecida.

Na ocasião, a Diocese de Osasco, fazia parte da Arquidiocese de São Paulo e se chamava Região Episcopal de Osasco, tendo à frente como bispo responsável Dom Francisco Manuel Vieira.

Era formada de três Comunidades: a Matriz São Roque, na vila Jussara, a Comunidade São Judas Tadeu, na Vila Linda e a Comunidade São João Batista, no jardim Gopiúva.

Mais tarde, foi criada a Comunidade São Pedro, na COHAB V. No ano 2000 foi criada a Paróquia São Paulo Apóstolo com o intuito de abranger toda a COHAB de Carapicuíba e então a Comunidade São Pedro passou a pertencer a nova Paróquia.

O primeiro pároco foi o Pe. Kieran, sacerdote irlandês, da Sociedade de São Patrício, que permaneceu à frente da Paróquia até o início da quaresma do ano 2002. Tendo uma vida pastoral intensa, como: círculos bíblicos com jovens líderes que tinha como finalidade multiplicar seus grupos, o próprio padre se fazia presente nos círculos e muitos dos nossos agentes de pastoral nos dias de hoje foram formados pelo padre Kieran e permanecem na vida pastoral.

Em junho de 2002, Pe. Edileis foi empossado Pároco e no segundo semestre de 2003 criou a Comunidade Imaculada Conceição, que se reunia nas dependências do Colégio Argeu na COHAB com o intuito de atender os fiéis que moram num conjunto de 40 prédios popularmente chamado de Malvinas, teve como missão organizar a vida pastoral da paróquia.

Em julho de 2012, Pe. Adilson Dias Rampaso assume como terceiro pároco, tendo como maior desafio a construção da Igreja Nossa Senhora Imaculada Conceição, com uma arquitetura ímpar que se desponta em meio aos prédios da COHAB, teve como missão fomentar a unidade entre as comunidades, desenvolvendo conhecimento mútuo dos agentes de pastorais e das lideranças.

A Paróquia São Roque, a partir da construção da Igreja de Nossa Senhora, criou um novo rosto, com um maior entrosamento entre as pastorais, movimentos e associações, sobressaindo pontos importantes para evangelização como: a unidade, a fraternidade e a concepção de “pertença” da paróquia como um todo, “paróquia comunidade de comunidades”, havendo uma compreensão do papel do “Ser” Igreja e a missão mútua que em função da edificação da casa da Mãe.

A Paróquia São Roque tem uma vida pastoral intensa na suas quatro Igrejas, como diversas pastorais, movimentos e associações, tem um raio de atuação pastoral muito populoso, dando a paróquia diversos desafios no âmbito da evangelização, pois a mesma está situada em meio de grandes conjuntos de habitação, hospitais e escolas, a qual o padre Adilson Dias Rampaso vem desenvolvendo seu pastoreio como muita eficácia..

Dentro dessa perspectiva pastoral, a paróquia São Roque conta com seu pároco Pe. Adilson Dias Rampaso, diácono Carlos Augusto de Andrade, o seminarista Marco Aurélio Cassiano de Andrade, o propedeuta Vinicius Rodrigues Martins Pereira, e os conselhos de ação evangelizadora paroquial e comunitário e os conselhos assuntos econômicos paroquial e comunitário, todos desenvolvem seu papel para fazer da paróquia uma casa de evangelização e missão, levando a todos os fiéis a salvação.